Logo O POVO+
Inerte, Fortaleza perde por 3 a 0 para Palmeiras, mas mantém distância para Z-4
Esportes

Inerte, Fortaleza perde por 3 a 0 para Palmeiras, mas mantém distância para Z-4

Tricolor sofre três gols no primeiro tempo e desperdiça chance de se livrar do rebaixamento com três rodadas de antecedência. Leão terá jogo decisivo contra o Bahia no sábado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Felipe Alves defende chute de Gabriel Menino durante primeiro tempo de domínio do Palmeiras sobre o Fortaleza (Foto: MARCELLO ZAMBRANA / AE)
Foto: MARCELLO ZAMBRANA / AE Felipe Alves defende chute de Gabriel Menino durante primeiro tempo de domínio do Palmeiras sobre o Fortaleza

Em noite de atuação apagada e sem poder de reação, o Fortaleza foi presa fácil e perdeu por 3 a 0 para o time misto do Palmeiras-SP, ontem, no Allianz Parque, em São Paulo, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar do duro revés, a equipe do Pici se mantém a quatro pontos da zona de rebaixamento em razão dos resultados favoráveis na rodada, mas desperdiça chance de se livrar antecipadamente do risco de rebaixamento.

Sem contar com o volante Juninho, suspenso, e o meia Luiz Henrique, que sentiu desconforto no quadril, o Tricolor foi a campo com um meio-campo mexido — entraram Ronald e Romarinho. Bastante alterado após a decepcionante disputa do Mundial de Clubes, no Catar, o Verdão aproveitou justamente este setor do campo para dominar o confronto e assegurar o triunfo.

Letárgico, o Leão não conseguiu mostrar poder ofensivo e sofreu para se organizar na defesa diante da movimentação dos homens de frente dos donos da casa. Os pontas Gustavo Scarpa e Breno Lopes eram os responsáveis por construir lances pelos lados do campo — o camisa 14 ainda se encarregou de chutes perigosos para a meta adversária.

Aos 19 minutos, o meio-campista calibrou o pé para abrir o placar: acertou bela cobrança de falta no canto direito do gol, sem reação de Felipe Alves. Seis minutos depois, Marcos Rocha recebeu lançamento no lado direito e tocou para Lucas Lima, livre na área, finalizar de primeira para ampliar. Aos 37, após boa troca de passes, Gabriel Menino ajeitou, e Breno Lopes — herói palestrino na final da Libertadores — bateu forte rasteiro para marcar o terceiro gol. Houve tempo ainda para um pênalti pedido pelo Palmeiras, analisado pelo VAR, mas ignorado pela arbitragem.

Diante da larga desvantagem, o técnico Enderson Moreira lançou mão de três mudanças ainda no intervalo: Carlinhos, Derley e Osvaldo entraram para tentar reforçar o sistema defensivo pelo lado esquerdo e explorar lances de ataque. As trocas seguraram as investidas dos mandantes, mas não foram suficientes para dar ímpeto ofensivo à equipe. João Paulo e Tinga também foram a campo antes do apito final.

O Palmeiras-SP se reservou a administrar o resultado favorável e dar minutos de jogo a algumas peças antes do jogo de ida da final da Copa do Brasil, contra o Grêmio-RS. Gustavo Scarpa seguiu como principal nome alviverde e ganhou a companhia de Raphael Veiga e Patrick de Paula, que deram dor de cabeça à defesa rival. O placar, no entanto, permaneceu intacto na segunda etapa.

Mesmo com a segunda derrota por larga margem sofrida no Allianz Parque — já havia perdido por 4 a 0 na estreia da temporada passada —, o Fortaleza segue com margem de segurança do grupo da degola a duas rodadas do fim da Série A, graças à derrota do Vasco da Gama-RJ para o Internacional-RS e ao empate entre Bahia e Atlético-MG — o também concorrente Sport-PE enfrenta o RB Bragantino-SP hoje e se livra com vitória simples.

O penúltimo compromisso do Leão do Pici no Brasileirão será o confronto direto diante do Esquadrão de Aço, no próximo sábado, 20, a partir das 21 horas, na Arena Castelão. Em caso de triunfo, o time de Enderson Moreira garante a permanência na elite nacional.

Palmeiras-SP x Fortaleza

Palmeiras-SP
3-4-3: Weverton; Kuscevic, Gustavo Gómez e Renan; Marcos Rocha (Mayke), Danilo (Felipe Melo), Gabriel Menino e Lucas Esteves (Patrick de Paula); Lucas Lima (Raphael Veiga), Breno Lopes (Willian) e Gustavo Scarpa. Técnico: Abel Ferreira

Fortaleza
4-3-3: Felipe Alves; Gabriel Dias (Tinga), Quintero, Paulão e Bruno Melo (Carlinhos); Felipe, Ronald (João Paulo) e Romarinho; Igor Torres (Osvaldo), Wellington Paulista e David (Derley). Técnico: Enderson Moreira

Local: Allianz Parque, em São Paulo/SP
Data: 14/2/2021
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro/MG
Assistentes: Guilherme Dias Camilo/MG e Celso Luiz da Silva/MG
Gols: Gustavo Scarpa, aos 19, e Lucas Lima, aos 25, e Breno Lopes, aos 37 min/1ºT
Cartões amarelos: Derley, Felipe e Wellington Paulista (FOR)
Público e renda: jogo de portões fechados em decorrência da pandemia do novo coronavírus

O que você achou desse conteúdo?