Logo O POVO+
Conheça os cenários para o Fortaleza garantir permanência antecipada na Série A
Esportes

Conheça os cenários para o Fortaleza garantir permanência antecipada na Série A

Tricolor do Pici pode se livrar do rebaixamento até com derrota na próxima rodada, quando enfrenta o Bahia. Vitória garante sem depender de combinação de resultados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Volante Juninho vai reforçar o Fortaleza no jogo decisivo contra o Bahia (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Volante Juninho vai reforçar o Fortaleza no jogo decisivo contra o Bahia

As contas para permanência do Fortaleza na Série A vão do simples ao complexo. No primeiro cenário, vitória por qualquer placar no sábado sobre o Bahia, adversário direto contra o Z-4, já assegura o clube cearense por mais uma temporada na elite do futebol nacional sem depender de outros resultados. A situação fica mais complicada em caso de empate ou derrota, que também podem garantir o Tricolor na elite, a depender de tropeços de Vasco da Gama-RJ e Goiás na 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os cariocas encaram o Corinthians-SP, fora de casa, na próxima rodada. Já os goianos jogam dentro de seus domínios contra o RB Bragantino-SP. Os dois times paulistas lutam por vaga na pré-Libertadores e, portanto, devem entrar com foco máximo para as partidas.

Apesar da derrota para o Palmeiras-SP, em São Paulo, o time cearense segue com condições favoráveis pela permanência. O Leão do Pici tem o fator casa como trunfo para carimbar a vaga para a próxima edição da Série A. O clube comandado pelo técnico Enderson Moreira está invicto há cinco jogos no Castelão.

Dos últimos 15 pontos disputados no Castelão, o Tricolor conquistou 11. A sequência invicta começou com dois empates e tem agora três vitórias consecutivas. Neste recorte, o Leão mostrou equilíbrio entre ataque e defesa, marcando oito gols e sofrendo apenas um. Antes da virada de ano, o Fortaleza encarou Flamengo-RJ e Grêmio-RS em casa, somando dois pontos após empates sem gols. Já em 2021, os cearenses triunfaram diante do Santos-SP (2 a 0), Coritiba-PR (3 a 1) e Vasco-RJ (3 a 0).

O Leão do Pici venceu as duas últimas partidas no Castelão justamente contra rivais na parte de baixo da tabela. As vitórias do Fortaleza, então, afundaram o agora rebaixado Coxa e o Cruzmaltino, atualmente no Z-4. Depois dos triunfos, a equipe cearense acabou derrotada na rodada passada para o Palmeiras. A sequência do Bahia, porém, é bem mais negativa: são quatro confrontos sem vitória, com três empates e um revés.

O técnico Enderson Moreira inicia a preparação para o duelo decisivo contra o Bahia hoje à tarde. A equipe terá a semana cheia para ajustar os erros apresentados na derrota para o Palmeiras, quando teve atuação apática.

"É pegar as lições (do jogo contra o Palmeiras) e projetar uma decisão no sábado (...) A gente não teve atuação boa, não conseguiu encurtar, marcar da forma como a gente marca. Vamos nos preparar com toda energia e força para a gente possa conseguir grande resultado no sábado", comentou Enderson em coletiva pós-jogo em São Paulo.

O treinador tem o retorno do volante Juninho para o embate com clima de final. O jogador, ex-Bahia, cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo e está disponível. O camisa 5 é o atleta do Fortaleza com desempenho mais bem avaliado no elenco, segundo o SofaScore, site especializado em estatísticas de futebol.

Além de Juninho, Enderson Moreira pode ter mais um titular de volta. O meio-campista Luiz Henrique, destaque nas vitórias sobre Coritiba e Vasco, teve desconforto no quadril e não enfrentou o Palmeiras. No último boletim médico divulgado pelo Tricolor, uma hora antes do confronto diante do Verdão, o camisa 88 estava em fase final de recuperação.

A ausência do meia foi bastante sentida na criação ofensiva do Fortaleza na rodada passada. Titular nos dois triunfos recentes em casa, ele contribuiu de forma decisiva com duas assistências.

Agenda dos clubes ameaçados

20/2 (sábado) - Fortaleza x Bahia (21 horas)
21/2 (domingo) - Sport x Atlético-MG* (16 horas)
21/2 (domingo) - Corinthians x Vasco da Gama (16 horas)
21/2 (domingo) - Goiás x RB Bragantino (20h30min)

25/2 (quinta-feira) - Fluminense x Fortaleza (21h30min)
25/2 (quinta-feira) - Vasco da Gama x Goiás (21h30min)
25/2 (quinta-feira) - Bahia x Santos (21h30min)
25/2 (quinta-feira) - Athletico-PR x Sport (21h30min)

O que você achou desse conteúdo?