Logo O POVO+
Campeonato Cearense: Ferroviário estreia com derrota e Icasa com vitória
Esportes

Campeonato Cearense: Ferroviário estreia com derrota e Icasa com vitória

Finalistas da Taça Fares Lopes, Tubarão e Verdão começaram o Estadual de forma antagônica. Rodada completa teve ainda triunfo e liderança para Guarany de Sobral e Pacajus
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O Ferroviário busca se distanciar na liderança da primeira fase do campeonato estadual (Foto: Lenilson Santos/ Ferroviário AC)
Foto: Lenilson Santos/ Ferroviário AC O Ferroviário busca se distanciar na liderança da primeira fase do campeonato estadual

Enfim, o Campeonato Cearense 2021 teve uma rodada completa. Na tarde de ontem o Ferroviário e Icasa estrearam no certame após a disputa da final Taça Fares Lopes, vencido pelo Tubarão da Barra. A lógica do minitorneio não se manteve e o time da Capital iniciou o Estadual com derrota por 1 a 0 para o Pacajus, enquanto o do Cariri venceu o Barbalha por 2 a 0.

O Icasa levou a melhor no clássico caririense mesmo jogando fora de casa, no estádio Inaldão. Os dois gols foram de Nael. P primeiro tento foi feito aos 10 minutos após rebote do goleiro adversário e o segundo, que sacramentou o placar, foi marcado no último lance da partida. Apesar do resultado, o time é apenas o sexto colocado entre os oito na disputa, mas é também o único com 100% de aproveitamento — os demais times têm dois ou três jogos realizados, com exceção do Ferroviário. 

Já em Pacajus, a partida começou com domínio do Ferrão, que até chegou a assustar a meta do goleiro Cris, mas logo os donos da casa equilibraram a peleja. Com maior posse de bola, a equipe metropolitana explorava o espaço deixado pelas laterais do rival coral. Foi assim, pelo lado esquerdo, que saiu o gol do time aos 19 minutos, dos pés de Bille.

Na segunda etapa, em desvantagem, Francisco Diá mexeu no time e lançou a equipa para o ataque. O Pacajus, entretanto, fechou ainda mais suas linhas de marcação e conseguiu segurar o placar. 

Com o resultado, Pacajus divide a  liderança da primeira fase do torneio com o Guarany de Sobral, enquanto o Ferroviário está provisoriamente na zona de rebaixamento.  

O placar mais elástico do dia ocorreu no Raimundão, onde o então líder Caucaia recebeu o Atlético Cearense. Embora os mandantes tenham tentado se impor, acabaram sendo derrotados por 3 a 0 pela Águia da Precabura. O primeiro gol da disputa foi marcado por Klisman, aos 29 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, Vinícius ampliou aos dois minutos e Olávio fechou o placar aos cinco. 

Com a derrota do Caucaia, surgiu a oportunidade de um novo líder (provisório) se impor. Trata-se do Guarany de Sobral, que venceu o lanterna Crato no estádio Mirandão pelo placar mínimo. O tento foi anotado por Alex Sander aos 16 minutos da primeira etapa após saída errada do adversário no meio de campo. O time sobralense e o Pacajus têm mesma pontuação, saldo e gols pró e dividem a ponta do certame.

A primeira fase do Campeonato Cearense conta com oito clubes, que se enfrentam em turno único. Após as sete rodadas, o líder ganha vaga na Copa do Brasil de 2022 e avança à segunda fase junto aos demais seis mais bem colocados. Os dois lanternas são rebaixados à Série B. Na segunda fase, essas seis equipes se juntam a Ceará e Fortaleza para nova disputa em turno único, no qual os quatro melhores se classificam às semifinais.

Terceira rodada do Campeonato Cearense 2021

Pacajus 1x0 Ferroviário

Barbalha 0x2 Icasa

Caucaia 0x3 Atlético-CE

Crato 0x1 Guarany de Sobral

Veja a classificação:

 

O que você achou desse conteúdo?