Logo O POVO+
Fortaleza deve ter força máxima à disposição em "decisão" contra Bahia
Esportes

Fortaleza deve ter força máxima à disposição em "decisão" contra Bahia

Com retornos de Juninho e Luiz Henrique, técnico Enderson Moreira conta com elenco completo para confronto direto do próximo sábado, 20. Vitória garante o Leão na Série A 2021
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ausente contra o Palmeiras, Luiz Henrique deve voltar a ser opção para o meio-campo do Fortaleza (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Ausente contra o Palmeiras, Luiz Henrique deve voltar a ser opção para o meio-campo do Fortaleza

Com pouco mais de um mês completos no Fortaleza, o técnico Enderson Moreira enfim poderá contar com a força máxima do elenco. E em boa hora: justamente no confronto direto que pode livrar o Tricolor do rebaixamento, diante do Bahia, neste fim de semana, na Arena Castelão, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Inicialmente marcado para sábado, às 21 horas, a partida deve ter alteração de horário ou data em decorrência do novo decreto de combate ao novo coronavírus, publicado pelo Governo do Estado.

O treinador chegou ao Pici em meio ao surto de Covid-19 que contaminou 12 jogadores. Nos compromissos seguintes, não era raro haver baixas por suspensão ou lesão. O atacante Romarinho, por exemplo, ficou fora de três jogos enquanto se recuperava de contusão muscular — retornou na vitória sobre o Vasco da Gama-RJ, na qual marcou um gol.

Os zagueiros Juan Quintero e Roger Carvalho e o meia João Paulo também já estiveram sob os cuidados do departamento médico neste ano e não puderam atuar. O próprio comandante tricolor se ausentou das atividades — e de duas partidas — devido ao novo coronavírus e chegou a precisar ser internado até se recuperar.

Na derrota por 3 a 0 para o Palmeiras-SP, o volante Juninho estava suspenso e o meia Luiz Henrique foi desfalque por desconforto no quadril. O camisa 5 volta a ficar à disposição após punição disciplinar, a exemplo do armador, que não sofreu trauma grave na região.

Enderson, portanto, poderá dar sequência ao esquema que funcionou nos triunfos sobre Coritiba-PR e Vasco, com os laterais se alternando entre funções ofensivas e defensivas e um novo desenho tático do ataque, com o posicionamento entrelinhas de Luiz Henrique para municiar os companheiros.

O duelo contra o Esquadrão de Aço pode assegurar a permanência do Leão na próxima edição da Série A. Por isso, a força do grupo terá papel importante tanto dentro quanto fora de campo. Apesar de pouco acionados na temporada, o goleiro Marcelo Boeck, o volante Derley e o atacante Ederson, três dos atletas mais experientes do time, têm função relevante internamente junto ao restante do elenco.

"Esse jogo contra o Bahia realmente é uma decisão. É o momento de nós, jogadores mais experientes, que já passamos por essas situações várias vezes, passar o que sabemos para poder vencer o jogo e saber o tamanho que essa partida significa para nós, para o clube e, principalmente, para o torcedor. Cada jogador tem que ter a consciência de que vale um título para nós, essa é a verdade", ponderou Derley.

O retrospecto recente positivo dentro de casa e a possibilidade de encerrar o risco de rebaixamento animam o camisa 8 para a partida diante da segunda pior defesa do Brasileirão. Ele garante, entretanto, que a equipe está ciente da necessidade de não dar brechas para um setor ofensivo com maior poder de fogo, liderado pelo artilheiro Gilberto.

"Nós sabemos que esse jogo contra o Bahia vale muito. Vale o ano, vale uma permanência, é o jogo mais importante que o Fortaleza vai ter no ano. A gente tem que tomar todos os cuidados porque vai enfrentar um adversário duro, difícil, que com certeza não vai vir para se expor tanto. Mas dentro da nossa casa nós temos que impor o nosso ritmo e a nossa intensidade, que o Enderson sempre pede, do começo até o fim, sempre procurando o gol. Agora, claro, com inteligência, porque realmente é um jogo decisivo para nós, assim como para o Bahia também. Mas por estar jogando dentro da nossa casa e dependendo de nós mesmos, temos que nos impor dentro de campo para vencer o Bahia, com os cuidados possíveis porque é uma decisão e em decisão não pode errar", alertou o volante.

O que você achou desse conteúdo?