Logo O POVO+
Com fator casa garantido, Fortaleza recebe Bahia em duelo por vaga na elite
Esportes

Com fator casa garantido, Fortaleza recebe Bahia em duelo por vaga na elite

Após imbróglio extracampo por horário e local de jogo, Leão do Pici faz confronto tricolor na Arena Castelão em busca da permanência na Série A
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
David e Wellington Paulista são esperança de gols do Fortaleza (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR David e Wellington Paulista são esperança de gols do Fortaleza

O destino do Fortaleza na próxima temporada passa diretamente pela partida diante do Bahia, hoje, às 21 horas, na Arena Castelão, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Após contornar clima tenso nos bastidores pela indefinição do horário e até do palco do jogo, a equipe do Pici vira o foco para o duelo que pode assegurar presença na Série A de 2021.

O Tricolor de Aço chega à 37ª rodada na 15ª colocação do Brasileirão, com 41 pontos. O Esquadrão vem logo atrás, com três pontos a menos. Um triunfo é suficiente para eliminar o risco de queda para a Segunda Divisão, mas o time de Enderson Moreira pode escapar na rodada até mesmo com empate ou derrota, a depender de tropeços de Vasco da Gama-RJ e Goiás.

A confirmação de presença na elite do futebol nacional na próxima temporada daria a segurança ao Leão de um orçamento mais confortável — ou menos apertado, em tempos de pandemia —, além de maior liberdade para a execução do planejamento para as competições de 2021. O acerto próximo com o meia Lucas Crispim e o interesse no atacante Neílton indicam os primeiros passos no mercado da bola.

+ Fortaleza somou quase metade dos pontos que fez na Série A enfrentando clubes que brigam contra o rebaixamento

+ David aposta no bom desempenho do Fortaleza em casa para vencer o Bahia no Castelão

+ Juninho explica preocupação do Fortaleza em conter pontos fortes do Bahia


+ "É o jogo mais importante do Fortaleza no ano", diz Derley sobre confronto decisivo contra o Bahia


+ Osvaldo aposta no fator casa para que Fortaleza sele permanência na Série A diante do Bahia

Para vencer, o fator casa pode ser determinante para o Fortaleza, apesar da ausência da torcida: são três vitórias nos últimos três jogos, 11 pontos nas últimas cinco partidas. O trunfo do mando de campo, porém, esteve ameaçado em razão do novo decreto do Governo do Estado que prevê toque de recolher a partir das 22 horas. A discussão entre o Poder Público e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se estendeu até a véspera do confronto, mas definiu que não seria necessário mexer no cronograma.

"Para nós, é uma final, é um jogo muito importante, talvez o melhor jogo da temporada. Sabemos que pode decidir a nossa permanência. Estamos atuando tão bem dentro de casa, principalmente contra Coritiba e Vasco, até contra o Santos. Estamos focados para fazer um grande jogo e sair com a permanência", garantiu o atacante David, vice-artilheiro tricolor na Série A.

O técnico Enderson Moreira poderá contar com força máxima diante da equipe baiana, já que terá os retornos de Juninho e Luiz Henrique ao meio-campo — o primeiro cumpriu suspensão, enquanto o segundo teve desconforto no quadril. O jovem atacante Igor Torres deve deixar a equipe titular, e Romarinho deve fazer companhia a Wellington Paulista e David.

"É um jogo que impõe muita concentração e dedicação. Creio que o desgaste físico vai ser muito grande para ambas as equipes. É foco total. Estamos trabalhando forte para isso, o professor Enderson está deixando a gente muito tranquilo porque sabe que a gente pode sair com a vitória. A confiança é muito grande em todos. Estamos preparados para fazer uma bela partida e sair com a vitória", afirmou o camisa 17.

No Bahia, o técnico Dado Cavalcanti optou pelo mistério para a partida decisiva. A atuação no empate em 1 a 1 com o Atlético-MG, no Mineirão, pode fazer o comandante manter o esquema com cinco defensores. Recuperados de lesão, o goleiro Douglas e o atacante Gilberto reforçam o Esquadrão no Castelão.


Fortaleza x Bahia

Fortaleza
4-3-3: Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Paulão e Bruno Melo; Felipe, Juninho e Luiz Henrique; Romarinho, Wellington Paulista e David. Técnico: Enderson Moreira

Bahia
5-3-2: Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Patrick de Lucca, Lucas Fonseca e Matheus Bahia; Gregore, Ronaldo e Rodriguinho; Rossi e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 20/02/2021
Horário: 21 horas (horário de Fortaleza)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira/SP
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis/SP e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa/SP
VAR: Marcio Henrique de Gois/SP
Transmissão: TNT, Premiere, Rádio O POVO CBN e Tempo Real O POVO Online

O que você achou desse conteúdo?