Logo O POVO+
Para driblar decreto, FCF marca Ferroviário x Caucaia no CT do Ceará
Esportes

Para driblar decreto, FCF marca Ferroviário x Caucaia no CT do Ceará

A alteração foi motivada pelas restrições de circulação em Fortaleza, algo que impediu a realização do jogo do Tubarão no Elzir Cabral. Partida pode dar vaga na Copa do Brasil 2022 para um dos dois times
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ferroviário depende de vitória simples para já garantir vaga na Copa do Brasil 2022
 (Foto: Lenilson Santos / Ferroviário AC)
Foto: Lenilson Santos / Ferroviário AC Ferroviário depende de vitória simples para já garantir vaga na Copa do Brasil 2022

Não teve outro jeito. A Federação Cearense de Futebol (FCF) precisou mudar o local da partida entre Ferroviário e Caucaia para concluir a primeira fase do Campeonato Cearense amanhã, como O POVO antecipou ontem

Agora o Tubarão da Barra vai jogar o duelo que vale o título simbólico da primeira fase no estádio Franzé Morais, em Itaitinga, no Centro de Treinamento do Ceará. Tirar o duelo do Elzir Cabral não agradou à diretoria coral, mas houve entendimento de que não havia outra saída, em razão do decreto de isolamento social rígido baixado pelo Governo do Estado na sexta-feira, 5, que veta jogos do certame local na Capital.

Desde o início, no entanto, a preocupação dos dirigentes do Ferroviário era por jogar em um gramado que oferecesse qualidade. De todas as opções disponíveis, o do campo principal da Cidade Vozão foi o escolhido. O duelo, no entanto, terá de ocorrer às 15 horas, já que não há iluminação artificial no local. Esse detalhe, inclusive, obrigou toda a última rodada a ajustar o horário.

Se não tinha de se preocupar com os demais jogos no quesito estádio, já que nenhum estava marcado para a Capital, a FCF teve que antecipar toda a rodada em meia hora, já que na última rodada as partidas acontecem em paralelo. Além disso, os quatro jogos definem situações de liderança e rebaixamento.

Pela primeira colocação, lutam ainda Ferroviário, Pacajus, Atlético-CE e Caucaia. Apesar de ser um título considerado simbólico, ser campeão da primeira fase do Estadual vale muito. Mais especificamente, vale uma cota de quase R$ 600 mil somente para participar da Copa do Brasil de 2022, com possibilidade de ganhos maiores em caso de avanço.

Já contra o rebaixamento lutam três equipes: Guarany de Soral, Barbalha e Crato. Os dois últimos fazem confronto direto e quem vencer rebaixa o outro. Os dois, entretanto, podem cair juntos, se o time sobralense vencer o Icasa — único time sem risco de queda ou possibilidade de "título". A última rodada do Cearense, portanto, promete fortes emoções.

Barbalha e Crato jogam no estádio Inaldão, em Barbalha, enquanto Icasa e Guarasol ficam frente à frente no estádio Mirandão, no Crato. Em Horizonte, no Domingão, o Atlético-CE encara o Pacajus e o Ferroviário, em Itaitinga, duela com o Caucaia.

Quanto à segunda fase do Estadual, que estava marcada para começar no dia 10 de março, ainda não há definição da Federação. Mesmo com a entrada de Ceará e Fortaleza, a mentora poderia usar a mesma saída para seguir com a competição. Para isso, Vovô e Leão teriam de jogar em seus respectivos CTs, que ficam localizados em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (Itaitinga e Maracanaú, respectivamente). A definição deve sair logo após o fim da primeira fase. (Colaborou Gabriel Lopes / Especial para O POVO)

O que você achou desse conteúdo?