Logo O POVO+
Fortaleza vence Caxias-RS, avança na Copa do Brasil, mas preocupa pelo mau futebol
Esportes

Fortaleza vence Caxias-RS, avança na Copa do Brasil, mas preocupa pelo mau futebol

Jogando pelo empate, Tricolor abriu o placar cedo e foi pressionado pelo time gaúcho na maior parte do tempo. Resultado garante conquistou classificação importante e cota milionária
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza encara hoje o Ypiranga, após despachar o Caxias, ambos do Rio Grande do Sul (Foto: EVERTON SILVEIRA/AE)
Foto: EVERTON SILVEIRA/AE Fortaleza encara hoje o Ypiranga, após despachar o Caxias, ambos do Rio Grande do Sul

É controverso, mas o Fortaleza avançou para a segunda fase da Copa do Brasil sob protestos da torcida nas redes sociais. A vitória por 1 a 0 sobre o Caxias-RS, ontem, na serra gaúcha, não mascarou o mau futebol apresentado pelo Tricolor e as críticas voltaram a aparecer.

O alvo segue sendo o técnico Enderson Moreira. Sob o comando dele e apesar da invencibilidade, o Fortaleza não conseguiu convencer em nenhuma das cinco partidas da temporada 2021 até aqui. A de ontem parece ter sido a pior de todas. O time mostrou fragilidade na defesa, especialmente em bolas aéreas, uma marcação desencaixada e teve baixo aproveitamento nas poucas chances que criou.

O melhor momento do Fortaleza foi exatamente o gol, marcado logo aos cinco minutos, não apenas pelo placar, mas também pela construção da jogada. Luiz Henrique acertou um passe por cima preciso para David, que dominou na grande área e bateu forte para as redes.

O meia foi ainda o autor de uma boa assistência para finalização de Bruno Melo na lateral externa do gol e de um lançamento para o próprio David, que não conseguiu deu sequência à jogada, ambos os lances no segundo tempo.

Mesmo sendo o principal articulador do time, Luiz Henrique foi substituído aos 22 da segunda etapa por Matheus Vargas, que deixou o gramado 19 minutos depois para a entrada de Juninho, como uma forma do técnico Enderson Moreira fechar a lacuna deixada pela expulsão do volante Pablo, aos 35, por força do segundo amarelo.

O restante do jogo foi quase todo de pressão do Caxias, principalmente com bolas levantadas na grande área. Apesar de ganhar muitas das disputas aéreas, o Grená não teve nenhuma cabeçada certeira, que obrigasse Felipe Alves a fazer uma defesa mais complicada. Na maioria das chances do adversário, porém, o goleiro do Leão fez defesas seguras.

Com mais de 60% de posse de bola e buscando o ataque o tempo inteiro, no entanto, era natural que o Caxias conseguisse marcar em algum momento. E fez isso duas vezes, mas a arbitragem anulou ambos os gols. No primeiro tempo, aos 23 minutos, quando Felipe Alves saiu mal em bola levantada na área e Mazola fez o domínio. Ele passou para John Cley, que apenas empurrou para o gol aberto.

À frente dele, porém, estava apenas um defensor do Fortaleza. Ao lado dele, na pequena área, um outro zagueiro até poderia dar condição, mas o corpo do atacante estava projetado para frente, dando a sensação de que o impedimento foi bem marcado. Era lance para VAR, que não é usado na primeira fase da Copa do Brasil.

O outro foi aos 18 minutos do segundo tempo, em uma cobrança de falta. Eduardo Diniz cruzou e Thiago Sales, em posição claramente irregular, cabeceou para o meio, deixando para Marllon apenas o trabalho de completar para as redes.

Apesar dos dois gols anulados e do “Deus nos acuda” a cada bola cruzada para a grande área, o Fortaleza não mudou a postura e correu o risco até o fim. Os contra-ataques não eram tão constantes e os que foram puxados foram mal aproveitados. Com a expulsão de Pablo, o regulamento foi colocado embaixo do braço até o apito final.

Apesar da forma como aconteceu, a classificação é importante para o Fortaleza, que agora vai enfrentar, em tese, um adversário tecnicamente inferior ao Caxias (Penarol-AM ou Ypiranga-RS) e faturou uma cota de R$ 1,07 milhão. O foco do Leão agora é o Clássico-Rei de sábado, pela quarta rodada da Copa do Nordeste.

Caxias 0x1 Fortaleza

Caxias
4-2-3-1: Marcelo Pitol; Eduardo Diniz, Guilherme Mattis (Gustavo Martins), Thiago Sales e Bruno Ré (Gustavo Ramos); Juliano (Gleydson) e Marlon; Jhon Cley (Tontini), Diogo Oliveira e Milla (Giovanni Gomez); Mazola. Téc: Rafael Lacerda.

Fortaleza
4-3-3 - Felipe Alves; Tinga (Ederson), Quintero, Wanderson e Bruno Melo; Matheus Jussa, Pablo e Luiz Henrique [Matheus Vargas (Juninho)]; Torres (Robson), Wellington Paulista e David (Carlinhos). Téc: Enderson Moreira.

Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul-RS
Data: 17/3/2021
Árbitro: Ricardo marques Ribeiro-MG
Assistentes: Felipe Alan Oliveira-MG e Celso Luiz da Silva-MG
Cartões amarelos: Guilherme Mattis, Diogo, Marlon (CAX) Tinga, Igor Torres, Pablo (FOR)
Cartões vermelhos: Pablo (FOR)
Renda e público: jogo de portões fechados, em decorrência da pandemia do novo coronavírus
Gols: 5min/1T - Luiz Henrique dá passe para David, que domina a bola na grande área e chuta forte

O que você achou desse conteúdo?