Logo O POVO+
Ceará cresce e consegue a segunda vitória consecutiva na Copa do Nordeste
Esportes

Ceará cresce e consegue a segunda vitória consecutiva na Copa do Nordeste

| Ceará | Alvinegro cresce de produção justamente quando Guto Ferreira tem mais tempo de trabalho com elenco completo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SAULO Mineiro é o artilheiro do Ceará na temporada com três gols (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves SAULO Mineiro é o artilheiro do Ceará na temporada com três gols

Após oito jogos disputados na temporada 2021, o Ceará embalou a segunda vitória consecutiva na goleada por 4 a 0 sobre o Sport, na Ilha do Retiro, pela Copa do Nordeste. Antes, o Vovô bateu o CSA por 2 a 0, na Arena Castelão, também pela competição regional. As vitórias vão além da avaliação apenas do resultado, é preciso destacar a melhora de desempenho nos últimos dois jogos, justamente quando Guto Ferreira teve mais tempo para entrosar os remanescentes de 2020 e as contratações.

Ainda é cedo para afirmar que Guto Ferreira definiu o time titular da atual temporada, porém, as escalações do técnico começam a indicar os jogadores que podem compor os 11 titulares. No ataque, ele tem optado pelo rodízio de centroavantes, tanto que Cléber, Jael, Vizeu e Saulo Mineiro tiveram minutos para atuar na função. A alternância de jogadores na função serve para o treinador avaliar o desempenho de cada um, e o quarteto mostra ao técnico que a briga pela titularidade vai ser intensa.

Artilheiro da equipe, Saulo marcou três gols. Dos quatro centroavantes, ele é o que tem características de mais versatilidade. Com isso, Guto preferiu escalar o atacante de forma diferente, tendo em vista que ganhou a titularidade como ponta, aproveitando a força física para levar vantagem sobre os marcadores em lances de profundidade. Cleber, Jael e Vizeu também já marcaram, todos fizeram um gol cada.

O ataque do Ceará marcou 12 gols na temporada, sendo que seis foram marcados nas vitórias contra Sport e CSA. O setor ofensivo do Vovô começa a engrenar o início promissor da parceria entre Vina e o colombiano Steven Mendoza. O camisa 10 não teve problemas para se adaptar ao Alvinegro e já marcou duas vezes, enquanto Vina cresceu nas vitórias recentes, justificando o status de melhor jogador do time.

 

"Nos dois últimos jogos, o Ceará saiu de campo sem levar gols. Levando em conta a temporada como um todo, são cinco tentos sofridos em oito jogos"

 

O ataque também ganha com a volta de Lima, um dos destaques no Brasileirão 2020. Ele fez seu primeiro jogo diante do Sport e contribuiu com assistência para o gol de Mendoza. É mais uma boa opção para o setor ofensivo de Guto Ferreira.

O meio-campo também teve bom desempenho, e a dupla formada por Oliveira e Charles se destacou nas últimas exibições. Além deles, Fernando Sobral, Fabinho e Pedro Naressi - autor de gol contra o Sport - são opções confiáveis para o técnico do Vovô. Mais do que quantidade, Guto tem peças de qualidade para colocar em campo.

A defesa não foi vazada com Luiz Otávio e Messias, ainda que os adversários tenham exigido pouco, é necessário enfatizar que a dificuldade adversária é consequência de bom trabalho da dupla de zagueiros.

Na esquerda, Bruno Pacheco é unanimidade, enquanto na direita Gabriel Dias tem ido bem - até fazendo gol. Nos dois últimos jogos, o Ceará saiu de campo sem levar gols. Levando em conta a temporada como um todo, são cinco tentos sofridos em oito jogos.

Após período de folga para os que mais jogaram na temporada 2020, o Ceará conta o que tem de melhor no elenco. O impacto positivo já tem sido observado com a evolução nas últimas apresentações. A tendência é que a cada jogo, com mais tempo de entrosamento, o Vovô cresça de produção.

 

LEIA MAIS SOBRE O CEARÁ

Guto Ferreira pede calma ao falar sobre definição de equipe titular do Ceará para a temporada

Centroavantes do Ceará marcaram nos últimos três jogos da Copa do Nordeste

Sul-Americana: Ceará deve ficar no pote 3 no sorteio que ocorre em 10 dias 

 

O que você achou desse conteúdo?