Logo O POVO+
Ceará busca marca de 20 jogos consecutivos invicto na Copa do Nordeste
Esportes

Ceará busca marca de 20 jogos consecutivos invicto na Copa do Nordeste

Alvinegro pode chegar a 20 partidas invicto na competição regional caso não perca para o Salgueiro. Atual campeão, Vovô já detém a maior sequência sem revezes da história do torneio
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vina é o artilheiro do Ceará na sequência invicta pelo Nordestão
 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Vina é o artilheiro do Ceará na sequência invicta pelo Nordestão

Há mais de um ano invencível na Copa do Nordeste, o Ceará pode atingir neste sábado, 10, diante do Salgueiro, no Castelão, a relevante marca de 20 jogos seguidos sem perder na competição regional. O clube de Porangabuçu já tem a maior sequência invicta da história do torneio e pode ampliar.

O Vovô alcançou o recorde de invencibilidade no Nordestão na quarta rodada da edição de 2021, quando empatou em 0 a 0 com o Fortaleza, no primeiro Clássico-Rei da temporada. A maior marca anterior era do Náutico de 2001, com 15 partidas de invencibilidade. De lá pra cá, o Alvinegro só aumentou a própria sequência. A equipe ostenta dez vitórias e nove empates, com 32 gols marcados e 13 sofridos.

O 19º jogo invicto foi assegurado em grande estilo, no sábado passado, quando o Ceará goleou o Sport-PE por 4 a 0 e quebrou o tabu de nunca ter vencido os pernambucanos na Ilha do Retiro. Classificado de forma antecipada para o mata-mata deste ano na competição regional, o Vovô chega para a oitava e última rodada da primeira fase motivado para garantir a liderança do Grupo A.

Made with Flourish

A sequência do escrete do Porangabuçu teve início em 26 de janeiro de 2020, na estreia na Copa do Nordeste da temporada passada. Na ocasião, o Ceará ficou no empate em 2 a 2 com o Freipaulistano-SE. Era o pontapé da campanha que resultaria no bicampeonato invicto do Nordestão e na consagração do time comandado por Guto Ferreira. Vina encerrou a participação no torneio como o craque e artilheiro do torneio, com cinco gols.

Em 2020, o Alvinegro foi alvo de desconfiança da torcida após cinco empates seguidos até a quinta rodada do torneio. Neste período, o treinador Argel Fucks foi demitido e Enderson Moreira assumiu o cargo. O hoje técnico do Fortaleza conquistou os dois primeiros triunfos do Vovô na competição, com goleada de 4 a 0 sobre o River-PI e vitória apertada por 2 a 1 diante do Sport. Logo em seguida houve a paralisação do futebol devido à pandemia da Covid-19.

Enderson deixou o cargo para assumir o Cruzeiro-MG e o Ceará contratou de forma imediata Guto Ferreira. Para conclusão do Nordestão, a reta final do torneio foi realizada em sede única, em Salvador (BA). Sob o comando do "Gordiola", o Vovô engatou sequência de cinco vitórias seguidas e ficou com a "Orelhuda". A equipe terminou a edição com 21 gols marcados, melhor ataque da Lampions, e dez sofridos.

LEIA MAIS:

Em 2021, o Ceará deu início a campanha sob altas expectativas com status de forte candidato ao título e investimentos milionários na montagem do elenco. Nos três primeiros jogos, Guto escalou times alternativos sem as principais peças e conquistou um triunfo e dois empates. A partir da quarta rodada, no Clássico-Rei, o técnico mandou a campo força máxima com Vina, Mendoza e companhia.

O time empatou com o Fortaleza e Botafogo-PB. Nestes dois duelos, Gordiola manteve praticamente a mesma escalação. O entrosamento e o desempenho esperados vieram nas rodadas mais recentes, quando o Alvinegro dominou e bateu CSASport, retomando a liderança do grupo A. No Nordestão 2021 são três vitórias e quatro empates, com 11 gols marcados e três sofridos.

A possibilidade de atingir a marca de 20 jogos invicto é expressiva e ressalta a força do Ceará no protagonismo do futebol nordestino. Conquistar mais uma Copa do Nordeste, que seria a terceira em sete anos, mantém o clube na busca de se tornar a principal equipe da região.

Sequência de invencibilidade do Ceará no Nordestão

Campanha de 2020

  1. Ceará 2x2 Frei Paulistano (fase de grupos)
  2. Fortaleza 1x1 Ceará (fase de grupos)
  3. ABC 0x0 Ceará (fase de grupos)
  4. Ceará 2x2 Bahia (fase de grupos)
  5. Ceará 2x2 Botafogo-PB (fase de grupos)
  6. River-PI 0x4 Ceará (fase de grupos)
  7. Ceará 2x1 Sport (fase de grupos)
  8. CRB 1x2 Ceará (fase de grupos)
  9. Ceará 1x0 Vitória (quartas de final)
  10. Fortaleza 0x1 Ceará (semifinal)
  11. Ceará 3x1 Bahia (1º jogo da final)
  12. Bahia 0x1 Ceará (2º jogo da final)

    Campanha de 2021

  13. ABC 1x1 Ceará (fase de grupos)
  14. Ceará 3x1 Vitória (fase de grupos)
  15. Altos 0x0 Ceará (fase de grupos)
  16. Ceará 0x0 Fortaleza (fase de grupos)
  17. Botafogo-PB 1x1 Ceará (fase de grupos)
  18. Ceará 2x0 CSA (fase de grupos)
  19. Sport 0x4 Ceará (fase de grupos)

Artilheiros da série invicta no Nordestão

  • Vina - 5 gols
  • Klaus - 3 gols
  • Rafael Sobis - 3 gols
  • Saulo Mineiro - 3 gols
  • Cléber - 3 gols
  • Mendoza - 2 gol
  • Baxola - 2 gols
  • Mateus Gonçalves - 2 gols
  • Ricardinho - 1 gol
  • Fernando Sobral - 1 gol
  • Jacaré - 1 gol
  • Jael - 1 gol
  • Vizeu - 1 gol
  • Samuel Xavier - 1 gol
  • Pedro Naressi - 1 gol
  • Gabriel Dias - 1 gol
  • Bergson - 1 gol
O que você achou desse conteúdo?