Logo O POVO+
Ceará enfrenta Sampaio Corrêa por vaga na semifinal da Copa do Nordeste
Esportes

Ceará enfrenta Sampaio Corrêa por vaga na semifinal da Copa do Nordeste

A partida será disputada em jogo único na Arena Castelão, com disputa de pênaltis em caso de empate ao fim dos 90 minutos. Quem vencer, encara o Vitória-BA na próxima fase
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vina deve voltar ao time titular contra o Jorge Wilstermann, em duelo decisivo na Sul-Americana (Foto: Fausto Filho/CearaSC)
Foto: Fausto Filho/CearaSC Vina deve voltar ao time titular contra o Jorge Wilstermann, em duelo decisivo na Sul-Americana

Hoje, às 16 horas, na Arena Castelão, o Ceará recebe o Sampaio Corrêa-MA pelas quartas de final da Copa do Nordeste. O confronto eliminatório será disputado em partida única, com mando alvinegro. Em caso de empate ao final dos 90 minutos, a decisão da equipe vencedora será definida nos pênaltis, sem a necessidade de prorrogação. Quem avançar, encara o Vitória-BA, que eliminou o Altos-PI ontem, na semifinal.

Para chegar nesta etapa da competição, o Vovô liderou o Grupo A, avançando de forma invicta, com 4 vitórias e 4 empates. Já são 20 partidas sem revés no Nordestão. Nesta edição, o Alvinegro tem a melhor defesa do certame, sofrendo apenas três gols, e o segundo ataque mais positivo, com 14 bolas na rede, só atrás do Bahia.

Enquanto isso, o Sampaio se classificou na quarta colocação do mesmo Grupo A. Os maranhenses venceram 2, empataram 5 vezes e perderam 1 na primeira fase. O saldo de gols está zerado: oito marcados, oito sofridos.

Made with Flourish

Como na fase de grupos os participantes de uma chave só enfrentam os da oposta, os times não jogaram entre si na atual temporada. Em outras campanhas da Copa do Nordeste, porém, o Ceará leva boa vantagem nos confrontos diretos diante da Bolívia Querida. Este, entretanto, será o primeiro confronto eliminatório entre os times.

Em cinco jogos, o Vovô venceu três, empatou um e perdeu outro. A derrota marca a última vez que o Vovô perdeu uma partida na etapa de grupos do Nordestão, em 2018. O último embate aconteceu em 2019, quando o Alvinegro goleou por 5 a 0 também pela Lampions.

Para a partida de hoje, o atacante Jael, que faz transição física após lesão, é o único desfalque confirmado do Ceará. Fernando Sobral é a única dúvida.

Do lado maranhense, o zagueiro Paulo Sérgio está machucado e suspenso, logo não estará disponível para o treinador Rafael Guanaes. Além dele, outra baixa é a do meio-campista Matheus Cassini, desligado do elenco. O zagueiro Joécio, o lateral Marlon, os meio-campistas Ferreira e Eloir e os atacantes Dudu e Pimentinha, porém, estão de volta.

Vina, meia-atacante do Vovô, é a referência técnica do time. Qrtilheiro e líder de assistências do Alvinegro na temporada passada, ele ainda não marcou na campanha de 2021 do time, após cinco jogos. O duelo, cujo favoritismo ele evitou ressaltar em entrevista coletiva, é chance de ele se reencontrar com as redes.

Caso passe pela equipe de São Luís, o Ceará chegará nas semifinais da Copa do Nordeste pela terceira vez nos últimos quatro anos. Em 2018, o Alvinegro foi eliminado pelo Bahia nas semifinais. Já em 2019, caiu nas quartas de final para o Náutico-PE. Na última campanha, em 2020, o Ceará foi campeão, com duas vitórias sobre o Bahia na decisão.

Ceará x Sampaio Corrêa

Ceará
4-2-3-1: Richard; Gabriel Dias, Luiz Otávio, Messias e Bruno Pacheco; Charles e Oliveira; Mendoza, Saulo Mineiro (Lima) e Vina; Cléber (Felipe Vizeu). Técnico: Guto Ferreira

Sampaio Corrêa
4-3-3: Mota; Sávio, Joécio, Allan Godói e Marlon; André Luiz, Ferreira e Eloir; Dudu, Jefinho e Joanderson. Técnico: Rafael Guanaes

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 18/4/2021
Horário: 16 horas
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Paulo de Tarso Bregalda Gussen (BA)
Transmissão: NordesteFC e Rádio O POVO/CBN

O que você achou desse conteúdo?