Logo O POVO+
Arsenal de Sarandí, adversário do Ceará na primeira partida do Vovô fora do Brasil
Esportes

Arsenal de Sarandí, adversário do Ceará na primeira partida do Vovô fora do Brasil

O clube argentino de Avellaneda, província de Buenos Aires, perdeu seis jogos seguidos no início da campanha em 2021
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Arsenal de Sarandí mostra sinais de recuperação na temporada (Foto: AFP)
Foto: AFP Arsenal de Sarandí mostra sinais de recuperação na temporada

O começo da temporada 2021 para o Arsenal de Sarandí, da Argentina, não poderia ter sido pior. O clube da província de Avellaneda, em Buenos Aires, foi eliminado na primeira fase da Copa Argentina após derrota por 1 a 0 para o Huracán Las Heras, equipe da terceira divisão nacional. Depois, no início da Copa da Liga Profissional, o Campeonato Argentino, vieram mais cinco reveses seguidos, um deles por 5 a 0 diante do Estudiantes. Após essa sequência, ainda houve dois empates e mais uma derrota. Contudo, a maré de resultados ruins do “El Arse”, que está no grupo C da Copa Sul-Americana 2021, juntamente com Ceará, Jorge Wilstermann-BOL e Bolívar-BOL, parece ter acabado.

Nos últimos dois compromissos, o Arsenal venceu o Godoy Cruz por 3 a 2 e superou o Racing por 2 a 1. Este último jogo foi disputado no dia 18 de abril. Porém, apesar do indício de recuperação, o clube ainda é o lanterna do grupo A da Liga Argentina, com oito pontos, na 15ª posição.

O Arsenal de Sarandí foi fundado em 1957 pelos irmãos Héctor e Julio Grondona, que homenagearam o clube inglês homônimo. Este último presidiu a AFA por 35 anos e foi vice-presidente da FIFA por 26 anos, ambas gestões até 2014, ano da morte de Grondona. As cores do uniforme da equipe, azul e vermelho, remetem aos dois maiores clubes da região de Avellaneda, Racing (azul) e Independiente (vermelho). Além disso, a camisa do uniforme usa uma faixa transversal, tal qual faz o River Plate.

Apesar da longevidade, somente em 2002 o Arsenal chegou à elite do futebol argentino. Porém, sua alavancada foi meteórica. O clube ficou entre os dez melhores do Campeonato Argentino nos quatro primeiros torneios após o acesso. Em 2004, na primeira participação do time em competições internacionais, o time de Avellaneda alcançou as quartas de final da Copa Sul-Americana. Três anos depois, em 2007, na “Sula”, veio a maior conquista da história da agremiação. Na ocasião, o Arsenal superou Goiás-GO, Chivas Guadalajara-MEX, River Plate-ARG e, na final, América-MEX. A equipe de Avellaneda tem tradição nesta competição, com seis participações e boas campanhas em outros anos, como em 2011, quando chegou às quartas de final.

Na Libertadores, principal torneio da América do Sul, foram quatro participações, a melhor delas em 2014, quando o time de Avellaneda chegou às quartas.

Para conquistar classificação na atual Sul-Americana, o Arsenal ficou em 11º lugar na tabela agregada da Superliga Argentina 2019-2020 e da Copa da Superliga 2020. Esta foi a temporada de retorno da equipe à elite do futebol argentino, pois eles foram rebaixados em 2017/2018 e subiram depois do título da segunda divisão em 2019. As seis agremiações argentinas classificadas para a “Sula”, assim como as seis brasileiras, foram diretamente para a fase de grupos.

Made with Flourish

O clube é comandado atualmente por Sergio Rondina, que está no cargo desde 2018, em sua segunda passagem no Sarandí.

De acordo com o jornalista argentino Matias Hermann, diretor do programa Hablemos de Arsenal e colaborador do portal Arsenal Sarandí Web, os jogadores com mais destaque na equipe na temporada são a dupla de ataque, Alan Ruiz, ex-Grêmio, e Candia, o meio-campista Soraire e Castro, lateral-esquerdo, que também pode jogar mais avançado.

Porém, nomes badalados como o lateral-esquerdo Papa, que atuou em jogos da seleção argentina, e o zagueiro Jonathan Bottinelli, ex-River Plate e Sampdoria-ITA, não apresentam bom desempenho e são reservas. O Arsenal também tem uma baixa, a do meio-campista Jorge Ortiz, que sofreu grave lesão e ficará meses ausente dos campos.

Hermann descreveu o estilo de jogo do Sarandí como um time que gosta de tentar sair jogando com a bola no chão. Porém, ele ressalta que, quando se joga contra times mais qualificados, a maneira de atuar se modifica. “Quando joga contra equipes com maior qualidade, como o River Plate, o Arsenal tem que atuar de outra maneira. Com estilo mais defensivo, o time espera o oponente e joga no contra-ataque”, explicou.

Apesar da melhora nos últimos jogos, o sistema defensivo ainda deixa a desejar. Mesmo nas duas vitórias, contra Racing e Godoy Cruz, foram três gols sofridos. Na atual temporada, já foram 21 bolas na rede contra. O ataque, por outro lado, evoluiu. Foram cinco tentos anotados nos últimos dois compromissos, mais do que foi feito nos nove compromissos anteriores, quando o Arsenal teve somente quatro gols a favor.

  • Ficha técnica

    Nome: Arsenal Fútbol Club
  • Fundação: 11 de janeiro de 1957 (64 anos)
  • Sede: Avellaneda, província de Buenos Aires, na Argentina
  • Estádio: Julio Humberto Grondona, El viaducto, com capacidade para 16 mil espectadores
  • Treinador: Sergio Rondina
  • Time-base: Medina; Benavídez, Suso, Gariglio e Castro; Méndez, Picco, Soraire e Rogoski; Candia e Ruiz
  • Histórico nacional: campeão Clausura Argentina 2019. Campeão Copa Argentina 2012-2013
  • Histórico sul-americano: quatro participações na Libertadores. Melhor campanha: quartas-de-final em 2014. Seis participações na Sul-Americana. Título em 2007 e chegou às quartas de final em 2004.
  • Desempenho na temporada 2021: 11 jogos, com duas vitórias, dois empates e sete derrotas. Nove gols marcados e 21 sofridos.
  • Artilheiros: Candia (2 gols), Albertengo (2 gols), Ruiz (1 gol), Navas (1 gol), Soraire (1 gol), Sepúlveda (1 gol) e Suso (1 gol)

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?