Logo O POVO+
Ceará estreia hoje na Copa Sul-Americana diante do Jorge Wilstermann, no Castelão
Esportes

Ceará estreia hoje na Copa Sul-Americana diante do Jorge Wilstermann, no Castelão

Alvinegro de Porangabuçu faz estreia no torneio continental encarando equipe tradicional no cenário sul-americano, hoje, às 19h15min. Primeira partida internacional será na terça-feira, 27
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
¡Mucho gusto! Ceará inicia caminhada continental na Copa Sul-Americana 2021 (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA ¡Mucho gusto! Ceará inicia caminhada continental na Copa Sul-Americana 2021

Após dez anos, o Ceará está de volta à Copa Sul-Americana. O retorno acontece em temporada de reformulação do regulamento do torneio com a primeira fase sendo disputada com oito grupos. Com investimento de quase R$ 10 milhões para contratação de jogadores, o Alvinegro montou elenco qualificado para conquistar classificação inédita no torneio continental. Integrante da Chave C, o Vovô estreia hoje, às 19h15min, no Castelão, diante do Jorge Wilstermann, da Bolívia, veterano de competições internacionais.

Os cearenses chegam em alta para o torneio, que marcará a primeira vez do clube de Porangabuçu em jogos oficiais fora do País — a estreia fora de casa será na terça-feira, 27, contra o Arsenal de Sarandí, da Argentina. Completa o grupo de quatro times o Bolívar, que caiu na pré-Libertadores. A fase de grupos da Sula prevê partidas de ida e volta entre os integrantes de cada chave, das quais apenas o líder avança. Oito equipes avançam às oitavas de final e se encontram com outras oito que terminarem em terceiro lugar de cada grupo da Libertadores.

O escrete comandado por Guto Ferreira carrega saldo positivo na temporada. Em dez partidas, são cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota — para o Ferroviário, no Campeonato Cearense, com time misto. O Vovô avançou na Copa do Nordeste com a melhor campanha do grupo A, bateu o Sampaio Corrêa por 3 a 0 nas quartas de final e é semifinalista do torneio regional, onde busca o tri. São 21 partidas sem derrota na Lampions, da qual é o atual campeão invicto.

Antes de encarar o Jorge Wilstermann, os cearenses engataram quatro vitórias consecutivas, marcando 12 gols sem ter a rede balançada em nenhum confronto neste recorte. A defesa menos vazada da competição chega em alta para bloquear o ataque boliviano.

O sistema ofensivo alvinegro vive o melhor momento na temporada. Felipe Vizeu, Saulo Mineiro e Mendoza são os jogadores com mais participações diretas em gols em 2021, com quatro cada um.

Made with Flourish

O principal jogador do Ceará, Vina, entra em campo contra o Jorge Wilstermann sob a expectativa de que volte a balançar as redes. O meia-atacante tem sido bastante participativo, mas ainda não conseguiu marcar seu primeiro gol na temporada. Chances não faltaram, incluindo pênaltis desperdiçados. Crédito ele tem de sobra pelo alto nível jogado em 2020, quando fez 23 gols e deu 19 assistências.

Para o confronto, Guto Ferreira deve manter a base do time que se classificou para as semifinais da Copa do Nordeste. A única dúvida entre os titulares é para saber se Gordiola manterá Cléber ou dará oportunidade para Vizeu, que marcou três gols e deu quatro assistências nos últimos quatro duelos.

O adversário do Ceará tem experiência de sobra no cenário sul-americano. O clube de Cochabamba soma 20 participações na Libertadores e cinco na Sula. Por outro lado, o momento atual do Wilstermann é de irregularidade. Na temporada, a equipe conquistou três vitórias e três derrotas, a última delas dolorida para o The Strongest, por 3 a 0, no Campeonato Boliviano.

O técnico Mauricio Soria está pressionado no cargo pelos desempenhos recentes do time. De acordo com o jornalista boliviano Gabriel Caero, do jornal Los Tiempos, a defesa é o setor mais frágil da equipe. No setor ofensivo, o Aviador possui atletas experientes como os argentinos Cristian Chávez e Patito Rodríguez e o brasileiro Serginho. O colombiano Humberto Osorio é o artilheiro com quatro gols em seis partidas.

Ceará x Jorge Wilstermann

Ceará
4-2-3-1: Richard; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Charles e Oliveira (Fernando Sobral); Lima, Vina e Mendoza; Cléber (Vizeu). Téc: Guto Ferreira

Jorge Wilstermann
5-4-1: Rodrigo Banegas; Alejandro Meleán, Maximiliano Ortiz, Santiago Echeverría, Teodoro Paredes e Sebastián Reyes; Carlos Añez, Moisés Villarroel, Patricio Rodríguez e Serginho; Humberto Osorio. Téc: Mauricio Soria

Data: 21/4/2021
Horário: 19h15min
Local: Castelão-CE
Árbitro: Nícolas Gamboa-CHI
Assistentes: Raul Orellana-CHI e Edson Cisternas-CHI
VAR: Dario Ubriaco-URU
Transmissão: Conmebol TV

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?