Logo O POVO+
Vitorioso e experiente, Guto Ferreira é trunfo do Vovô na empreitada continental
Esportes

Vitorioso e experiente, Guto Ferreira é trunfo do Vovô na empreitada continental

Trabalho de mais de um ano do treinador tem colhido frutos positivos ao longo da sua jornada
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Técnico Guto Ferreira falou sobre a queda de intensidade do Ceará após o 2 a 0 (Foto: Fábio Lima/O POVO)
Foto: Fábio Lima/O POVO Técnico Guto Ferreira falou sobre a queda de intensidade do Ceará após o 2 a 0

Quando o Ceará entrar em campo contra o Jorge Wilstermann no primeiro jogo da fase de grupos da Copa Sul-Americana, o Alvinegro estará retornando ao torneio após quase 10 anos, mas ao mesmo tempo vai estrear contra adversários internacionais em jogos oficiais. Contudo, o Vovô tem um trunfo para a disputa do Grupo C do torneio. Guto Ferreira, o treinador da equipe, tem experiência com o certame e tem tido sucesso com o clube em mais um de ano de trabalho.

Desde que chegou ao Ceará em março de 2020, Guto conseguiu, em um ano, ganhar o carinho da torcida e a confiança da diretoria com resultados em campo. A equipe atingiu os seus objetivos primários na Série A do Campeonato Brasileiro do ano passado ao se manter na competição com tranquilidade, conseguiu vaga na Copa Sul-Americana e ainda teve o título da Copa do Nordeste conquistado de maneira invicta.

Ao longo da trajetória de Guto pelo Ceará, o treinador conseguiu encontrar uma forma de jogo que se encaixasse dentro do que o elenco tinha, tendo os destaques de Vina, Sobral e Bruno Pacheco sobretudo. Ao longo da temporada, trocou de goleiro titular, tirando Fernando Prass e colocando Richard para defender a meta alvinegra. O arqueiro camisa 91 segue na condição até hoje e só cresceu debaixo das traves.

LEIA MAIS:

Guto tem, portanto, o elenco nas suas mãos e um time estabelecido. Chega para a disputa da Sul-Americana com uma equipe titular quase definida, com uma base que vem jogando junta desde a Copa do Nordeste do ano passado. Além disso, o treinador pode passar sua experiência no torneio para aqueles que não disputaram ainda certames internacionais.

Isso porque o Gordiola já disputou a competição por três equipes diferentes. Em 2013, esteve no torneio com a Portuguesa, dirigindo o time em dois jogos, sendo um empate e uma derrota. Dois anos depois, esteve à frente da Chapecoense por quatro partidas, vencendo uma, empatando duas e perdendo outra. Por fim, participou em 2018 com o Bahia por mais dois embates, sendo um triunfo e uma derrota, totalizando oito aparições, duas vitórias, três igualdades e três reveses.

Made with Flourish

Embora o histórico na Sul-Americana não seja tão positivo, o que conta no fim das contas é a experiência. Até porque o que entra em campo é o momento, o time atual e suas nuances. E nisso o Guto tem se dado bem. O técnico está invicto há 21 jogos na Copa do Nordeste, está na semifinal do torneio pela segunda vez seguida, não toma gols há quatro partidas e participou ativamente das contratações do clube para a atual temporada.

O Ceará tem bons nomes para conseguir se dar bem na Sul-Americana em Vina, Bruno Pacheco, Fernando Sobral e no próprio Richard, citados neste texto. Mas o maior trunfo da equipe está na área técnica do gramado. Guto Ferreira tem o que é preciso para ter sucesso com o Ceará na copa e seu histórico atual com o Vovô diz isso.

NÚMEROS DO GUTO FERREIRA PELO CEARÁ

  • 65 jogos
  • 30 vitórias
  • 16 empates
  • 19 derrotas
  • 54% aproveitamento
O que você achou desse conteúdo?