Logo O POVO+
A jornada de Jorginho: de reserva de Vina a protagonista do meio-campo do Ceará
Esportes

A jornada de Jorginho: de reserva de Vina a protagonista do meio-campo do Ceará

Antes reserva do astro da equipe, meia goiano ganha vaga entre os titulares, assume posição com gols e assistências e vira peça-chave no Brasileirão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Meia Jorginho deve voltar ao time titular do Ceará contra o Sport (Foto: Felipe Santos/Ceará SC)
Foto: Felipe Santos/Ceará SC Meia Jorginho deve voltar ao time titular do Ceará contra o Sport

Os dois gols anotados e as duas assistências distribuídas em dez jogos disputados fazem de Jorginho o segundo jogador do Ceará com maior número de participação direta em tentos na Série A — atrás apenas de Lima. Reforço para a atual temporada, o meia de 30 anos passou de opção a titular na concorrência com Vina e se firmou como homem de criação na equipe de Guto Ferreira.

Destaque do Atlético-GO em anos anteriores, o camisa 16 não conseguiu conquistar espaço no Athletico-PR e foi emprestado ao Alvinegro até o final de 2021. Com o calendário apertado em razão da pandemia de Covid-19 e recheado de competições — cinco, no total —, o departamento de futebol do clube planejou montar um elenco com peças de nível semelhante, principalmente para os períodos com jogos em sequência.

Diante da maratona de partidas por Copa do Nordeste, Copa Sul-Americana e Campeonato Cearense, a comissão técnica rodou o elenco e utilizou até atletas do sub-23 para controlar o desgaste físico. Jorginho, então, ganhou mais oportunidades e despontava como reserva imediato de Vina, principal destaque do Vovô na temporada 2020 e com contrato renovado até 2024.

LEIA MAIS 

O armador passou a pedir passagem na disputa por vaga na equipe a partir do empate sem gols com o Bolívar, da Bolívia, na altitude de La Paz, pelo torneio continental. O desempenho agradou, mas sem força suficiente para superar o camisa 29, que convivia com oscilações e más atuações. Após os insucessos nas três primeiras competições da temporada, no entanto, o cenário mudou.

Dos 12 jogos do Ceará na Série A, Jorginho foi titular em nove — ainda foi acionado em outro na segunda etapa. Por motivos diferentes, o meia goiano só ficou fora do empate em 0 a 0 com o Fluminense-RJ e da vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR: no primeiro duelo, recuperava-se da pancada que sofrera na boca e que demandou 17 pontos; no segundo, cumpriu suspensão automática e não poderia atuar por cláusula contratual.

O camisa 16 fez valer o novo status: balançou as redes no triunfo sobre o Grêmio-RS e na igualdade com o São Paulo, ambos na Arena Castelão, e foi garçom nas partidas contra Bahia e Juventude-RS — serviu Saulo Mineiro diante do Esquadrão e deu assistência para Gabriel Lacerda ante os gaúchos. As quatro participações diretas em gols deixam o apoiador atrás apenas de Lima, que deu um passe para tento a mais e é o principal atleta alvinegro no quesito.

Ausente do embate com o Furacão, no último sábado, 17, Jorginho volta a ser opção do técnico Guto Ferreira para encarar o Sport-PE, no próximo domingo, 25, a partir das 20h30min, na Ilha do Retiro, em Recife. Com a série de oito jogos consecutivos sem perder — cinco empates e três vitórias —, o Vovô almeja conquistar a primeira vitória como visitante no Brasileirão para tentar entrar no G-6.

"A gente já tem oito partidas invicto, tomara que fique mais partidas ainda, porque está em uma crescente muito boa. Agora é se preparar da melhor maneira possível. Todo mundo aqui vem se preparando. Eu fiquei fora do jogo contra o Athletico-PR, mas o time entrou em campo determinado para buscar o resultado. Muito feliz com essa vitória, agora é se preparar da melhor maneira possível para fazer um bom jogo e sair com um grande resultado lá de Recife", disse o meia.

Números de Jorginho na Série A 2021

  • 10 jogos disputados
  • 9 jogos como titular
  • 2 gols
  • 2 assistências
  • 3 cartões amarelos

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?