Logo O POVO+
Comissão de Ética da CBF agora vê assédio e aumenta pena de Caboclo
Esportes

Comissão de Ética da CBF agora vê assédio e aumenta pena de Caboclo

Suspensão do ex-presidente da entidade passou de 15 para 21 meses. Colegiado acatou parcialmente recurso apresentado pela vítima e corrigiu teor de punição de "contuda inapropriada para assédio"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rogério Caboclo está afastado da presidência da CBF  (Foto: divulgação/cbf)
Foto: divulgação/cbf Rogério Caboclo está afastado da presidência da CBF

A Comissão de Ética da Confederação Brasileira de Futebol aumentou nesta segunda-feira a suspensão imposta ao presidente afastado da CBF, Rogério Caboclo, para 21 meses - seis a mais que o definido inicialmente, em 24 de agosto. De forma unânime, o colegiado acatou parcialmente recurso apresentado pela vítima e corrigiu o teor da punição de "conduta inapropriada" para "assédio".

A nova sanção precisa passar pelo crivo da Assembleia Geral da entidade, formada pelos presidentes das 27 federações. Se for acatada, Caboclo ficará afastado de todas as atividades ligadas ao futebol até março de 2023. Oficialmente, seu mandato termina no mês seguinte.

A acusação contra Rogério Caboclo foi protocolada em junho, e desde então ele está afastado do cargo. Em agosto, a Comissão de Ética orientou o afastamento de Caboclo por 15 meses. Na ocasião, o colegiado entendeu que a vítima não havia sofrido assédio, apenas que o presidente afastado havia tido "conduta inapropriada" com ela. A decisão causou revolta, e a vítima recorreu. Nesta segunda, a decisão foi revista.

"A decisão (anterior) não considerou a possibilidade de assédio no sentido mais amplo, fazendo uma interpretação eminentemente jurídica da questão. Os pareceres apresentados, todos eles voltados para o mundo jurídico, em especial o penal, olvidam-se da análise ética e da possibilidade de interpretar o assédio em seu sentido amplo, não só como violação à legislação nacional", pontuou o relato Amilar Fernandes Alves, em seu novo parecer. "Não há como deixar de condenar os atos com a capitulação ética do assédio."

Os integrantes da Comissão de Ética ressaltaram no texto que "impressiona que o próprio denunciado (Rogério Caboclo) não nega os inaceitáveis diálogos com a denunciante, apenas cuida de minorar sua gravidade".

Além da acusação de assédio, os membros da comissão também decidiram punir Caboclo por usar recursos da CBF para comprar bebidas alcoólicas para consumo próprio. "Não é esperado do administrador probo o emprego de recursos da entidade para satisfação de desejo personalíssimo", diz o parecer.

CONSEQUÊNCIAS - Se acatada pela Assembleia Geral, a nova suspensão tira de Rogério Caboclo a chance de concorrer à reeleição. Tradicionalmente, a eleição para presidente da CBF é realizada um ano antes do término do mandato - ou seja, deverá acontecer em abril do próximo ano -, quando o cartola ainda estará cumprindo suspensão.

O dirigente também não poderá acompanhar a delegação brasileira na Copa do Mundo do Catar - isso, claro, se a seleção confirmar a vaga -, marcada para os meses de novembro e dezembro do próximo ano. Nesse caso, seria a segunda vez consecutiva que a seleção brasileira estaria num Mundial sem seu presidente eleito. Em 2018, Marco Polo Del Nero estava afastado por decisão da Fifa.

Resposta de Caboclo

Por meio de sua assessoria, o presidente afastado da CBF criticou a decisão e a relacionou à entrevista concedida pela funcionária que o acusa de assédio moral e sexual à TV Globo, na noite de domingo. Ao Fantástico, ela reafirmou suas acusações contra Caboclo, com imagens e nome protegidos.

"A mudança de opinião da comissão de ética da CBF não existe no mundo jurídico e acontece 'coincidentemente' 24 horas após a parcial entrevista veiculada em programa de TV. Ela é mais um episódio da armação construída por adversários para retirar Rogério Caboclo da presidência e permitir, assim, que antigos dirigentes corruptos voltem a comandar a entidade", registrou a defesa de Caboclo.

"Fica evidente a parcialidade dos integrantes da comissão, que é ligada à Marco Polo Del Nero, opositor de Rogério Caboclo. A ligação dos julgadores com o ex-cartola já foi tema de reportagens na imprensa. O presidente da CBF reafirma que é vítima de um tribunal de exceção. A defesa de Rogério Caboclo trabalha para que a justiça seja feita e ele seja reconduzido ao cargo, para o qual foi eleito com 96% dos votos."

O que você achou desse conteúdo?