Logo O POVO+
Fortaleza não vence no Castelão há seis jogos na Série A
Esportes

Fortaleza não vence no Castelão há seis jogos na Série A

Jejum Último triunfo do Leão em casa no Campeonato Brasileiro foi na 13ª rodada
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza  (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza

A exemplo do que fez nas duas últimas edições da Série A do Brasileiro, o Fortaleza tem alicerçado a maior parte de sua campanha nos jogos em casa. Em 2019, 66% dos pontos que o Tricolor conquistou foram como mandante e em 2020 o percentual passou a aproximadamente 73%.

Na atual temporada, com 25 rodadas disputadas — restam 13 pela frente —, esse percentual está em 53,8%. Numa leitura rápida, pode-se concluir que o Fortaleza melhorou seu desempenho como visitante este ano, o que é verdade, mas esse equilíbrio também é maior porque o time vive um momento de baixa jogando em casa.

As duas últimas derrotas no Castelão, ambas por 3 a 0, para Atlético-GO e Flamengo, só escancara a situação, mas na verdade, a "Arena Leão", como o Fortaleza chama o estádio nos dias de seus jogos, deixou de ser um trunfo para o Tricolor.

Talvez o torcedor demore para lembrar a última vez que viu o time vencer em casa na atual Série A. Para evitar a perda de tempo, informamos que foi na 13ª rodada, 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, em julho.

 

Vamos trabalhar para poder voltar a ganhar no Castelão, é o nosso objetivo. Vamos trabalhar muito para conseguir seguir com nosso caminho

 

De lá para cá, foram cinco partidas como mandante e nenhuma vitória em solo cearense na elite nacional — houve um triunfo no período contra o São Paulo, mas pela Copa do Brasil. Se levarmos em consideração o Clássico-Rei da 14ª rodada, que teve como mandante o Ceará, mas que foi realizado no Castelão, o Fortaleza não vence no Gigante da Boa Vista há seis partidas do Brasileiro.

Mais que isso, o ataque leonino não marca um gol no Castelão, pela Série A, há quase dois meses. O último foi contra o Santos, no dia 15 de agosto. Em contrapartida, nos seis jogos que acumula sem vitórias por lá, o Leão sofreu 12 gols — marcou dois, contando com o do Clássico, que foi anterior ao jogo contra o Santos.

Os últimos três jogos em casa foram derrotas. Se serve de consolo, duas delas foram para Atlético-MG e Flamengo, os dois principais times do campeonato. A derrota para o Atlético-GO, principalmente por um placar elástico, entretanto, não estava no script, bem como se pode questionar o apagão do time contra um Rubro-Negro cheio de desfalques.

Questionado sobre o jejum no Castelão, na última coletiva, o técnico Juan Pablo Vojvoda não tentou dar nenhuma explicação. Antes de responder, ele fez silêncio e apenas prometeu mudar a situação.

"Vamos trabalhar para poder voltar a ganhar no Castelão, é o nosso objetivo. Vamos trabalhar muito para conseguir seguir com nosso caminho", disse o argentino.

A primeira chance será já nesta quarta-feira, quando o Fortaleza recebe o Grêmio, pela 26ª rodada da Série A. A equipe gaúcha vive um péssimo momento na competição, sem vencer há quatro jogos e estando na vice-lanterna. (Brenno Rebouças)

 

LEIA MAIS SOBRE O BRASILEIRÃO 2021

Com foco no Grêmio, Fortaleza se reapresenta nesta segunda-feira; saiba quem está fora ou retorna

Fortaleza publica nota de repúdio a ato de violência cometido por torcedores

Vojvoda admite que Fortaleza sentiu os dois primeiros gols do Flamengo, mas evita comentar falhas

O que você achou desse conteúdo?