Logo O POVO+
Ceará recebe Palmeiras no Castelão para jogo atrasado e quer a segunda vitória com Tiago Nunes
Esportes

Ceará recebe Palmeiras no Castelão para jogo atrasado e quer a segunda vitória com Tiago Nunes

Os dois times estão em momentos diferentes do que vivam na 19ª rodada e precisam da vitória para se reabilitar, mas o Vovô tem apresentado um futebol mais consistente e quer converter isso em triunfo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Lima deve assumir vaga de titular do Ceará, no lugar de Mendoza (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Lima deve assumir vaga de titular do Ceará, no lugar de Mendoza

O Ceará recebe o Palmeiras-SP hoje à noite, no Castelão, para "pagar" o jogo atrasado da 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, o Verdão era vice-líder do e estava a apenas quatro pontos do primeiro colocado, Atlético-MG, o que poderia fazer dele um adversário com mais sede — portanto, mais perigoso.

Nove rodadas depois, o time comandado pelo português Abel Ferreira ocupa a 4ª posição, mas está 13 pontos atrás do Galo e já não sonha mais com o título como antes. Além disso, fez apenas oito pontos de lá para cá — ou seja, menos de um por rodada. Isso mostra que o Porco vem passando por um momento de instabilidade, o que, em tese, pode torná-lo um adversário menos casca grossa para o Vovô na noite de hoje.

Acontece que nesse intervalo o Vovô também mudou a condição. Naquela rodada, que marcaria a estreia de Tiago Nunes, o Ceará era 8º colocado e não se preocupava com a zona do rebaixamento. Hoje, o Alvinegro é o 14º, com 31 pontos, três a mais que Juventude-RS, que abre o Z-4. De lá para cá foram apenas sete pontos, menos ainda que o Palmeiras nas nove rodadas.

A vantagem alvinegra, entretanto, é na motivação. Enquanto os palmeirenses estão frustrados com a queda de produção do time em campo — que o tirou virtualmente da luta pelo título e fez da final da Libertadores o foco exclusivo —, os alvinegros têm perspectivas de melhora com o futebol apresentado sob Tiago Nunes, mais ofensivo, e principalmente após o empate heroico do último domingo, contra o Red Bull Bragantino. Diante do Palmeiras, o Vovô quer, finalmente, a segunda vitória sob o comando da nova comissão técnica.

Tiago Nunes nem teve muito tempo para preparar a equipe. Na verdade, foi apenas um trabalho, realizado ontem à tarde. Ele não poderá contar com o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, suspenso pelo terceiro amarelo, portanto Kelvyn deve assumir a titularidade da posição. Já no ataque, a expectativa é de que Lima substitua Mendoza.

Um triunfo pode elevar o Vovô em até duas posições na classificação e faz com que a distância para a zona de rebaixamento aumente para seis pontos, o que é uma margem mais confortável. Paralelamente, mesmo com um jogo a menos, o time ficaria a um ponto do Cuiabá-MT, que fecha o provável G-9, caso batesse o Alviverde. 

O Verdão ficou cinco jogos seguidos sem vencer na Série A, mas derrotou o Internacional-RS na rodada passada e deve colocar em campo a mesma escalação. Só não é possível afirmar com certeza isso pois o atacante Wesley está novamente à disposição e porque o departamento médico monitora o desgaste físico de alguns jogadores. O meia Zé Rafael, por exemplo, passou por exames de rotina e está sendo analisado.

Seguem de fora o meia Danilo, em transição, além de Mayke, Jorge e Gabriel Menino, que tratam lesão. Se vencer no Castelão, o Palmeiras ultrapassa o Fortaleza e cola no Flamengo-RJ, vice-líder da Série A.

Ceará
4-2-3-1
Richard; Igor, Gabriel Lacerda, Messias, Kelvyn; Sobral, Marlon; Erick, Vina, Lima (Mendoza); Cléber. Téc: Tiago Nunes

Palmeiras
4-3-3
Weverton; Marcos Rocha, G. Gómez, Luan e Piquerez; Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Rony, Dudu e Luiz Adriano (Wesley). Téc: Abel Ferreira

Local: Castelão, em Fortaleza-CE
Data: 20/10/2021
Horário: 19 horas
Árbitro: André Luiz Castro-GO
Assistentes: Cristhian Passos Sorence-GO e Hugo Savio Corrêa-GO
VAR: Heber Roberto Lopes-SC
Transmissão: Premiere, Rádio O POVO CBN AM 1010 e FM 95.5, Facebook e YouTube do O POVO Online

O que você achou desse conteúdo?