Logo O POVO+
Ceará pressiona Palmeiras, mas desperdiça chances e perde no Castelão pela Série A
Esportes

Ceará pressiona Palmeiras, mas desperdiça chances e perde no Castelão pela Série A

Alvinegro abusa de gols perdidos e sofre revés por 2 a 1 do Verdão. Resultado derruba invencibilidade de 11 jogos como mandante e pressiona equipe cearense contra a zona de rebaixamento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vina, do Ceará, será desfalque na próxima rodada (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Vina, do Ceará, será desfalque na próxima rodada

Caiu a invencibilidade de 11 jogos do Ceará no Castelão. Na noite de ontem, o Alvinegro abusou da perda de gols diante do Palmeiras-SP e foi derrotado por 2 a 1 com público recorde nesta retomada da torcida em 2021, quando 6.204 torcedores acompanharam o revés in loco. Com o resultado, o Vovô desperdiça chance de aumentar a vantagem sobre a zona de rebaixamento e se vê pressionado pelo Z-4 com apenas três pontos de margem.

Os gols da vitória palmeirense foram marcados por Zé Rafael e Deyverson. O time da casa diminuiu com Cléber, no fim do segundo tempo, quando já não havia tempo suficiente para uma reação.

Apesar do placar, o Ceará teve atuação positiva na criação ofensiva. A equipe de Porangabuçu foi superior ao Palmeiras em volume de jogo durante os 90 minutos, mas pecou demais nas finalizações. Os comandados por Tiago Nunes voltaram a desperdiçar chances claras. O péssimo aproveitamento diante das oportunidades custou caro para o Alvinegro, que viu um Verdão afiado quando chegou ao campo defensivo do adversário.

O time comandado por Abel Ferreira seguiu à risca a estratégia já conhecida: retranca e contra-ataque. Foi assim que os paulistas construíram o placar em cima dos cearenses, que martelavam, mas não conseguiam estufar as redes do goleiro Weverton.

Com quarteto ofensivo modificado, com as entradas de Gabriel Santos e Lima entre os titulares ao lado de Vina e Erick, o Ceará teve as melhores chances no primeiro tempo. A mais limpa caiu nos pés do camisa 29 dentro da área, que finalizou e viu Weverton fazer defesaça.

Em cobrança de falta ensaiada, Erick levou perigo — e foi mais um a parar na defesa do goleiro alviverde. Em outro lance de perigo, Gabriel Santos recebeu passe dentro da área, mas furou. O atacante teve atuação abaixo do esperado.

Os palmeirenses, que pareciam adormecidos no jogo, aproveitaram a única oportunidade da primeira etapa. Em cobrança de falta, Zé Rafael arrematou nas redes e castigou a perda de gols do Vovô para abrir o placar.

Na segunda etapa, o roteiro se repetiu. O Ceará seguiu pressionando, mas o gol não saía. O arqueiro Weverton, mostrando o nível de alguém frequentemente convocado à seleção brasileira, impedia o empate alvinegro.

Quando o Verdão conseguiu encaixar o contra-ataque, mostrou mais uma vez eficiência para balançar as redes. Gustavo Scarpa, que acabara de entrar em campo, serviu Deyverson — e bastou um toquinho para ampliar a vantagem palestrina.

Os mandantes seguiram tentando. Sem sucesso. No "tudo ou nada", Tiago Nunes buscou repetir o feito da partida contra o RB Bragantino — igualar um revés por dois gols na reta final — e colocou os atacantes Mendoza, Jael e Cléber.

De tanto pressionar, o Ceará conseguiu desencantar. Cléber diminuiu quando já não havia tempo suficiente para mais um empate heroico.

Ceará 1 x 2 Palmeiras

Ceará
4-2-3-1: Richard; Igor, Luiz Otávio, Lacerda e Kelvyn; Marlon (Cléber) e Sobral (Fabinho); Lima (Mendoza), Vina (Jorginho) e Erick; Gabriel Santos (Jael). Téc: Guto Ferreira

Palmeiras
4-4-2: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gómez e Piquerez; Rony (Breno), Zé Rafael (Danilo), Felipe Melo e Dudu (Gabriel Verón); Raphael Veiga (Gustavo Scarpa) e Luiz Adriano (Deyverson). Téc: Abel Ferreira

Gols: 47MIN/1T - Zé Rafael; 25MIN/2T - Deyverson; 42MIN/2T - Cléber

Data: 20/10/2021
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Christian Passos Sorence (GO) e Hugo Sávio Xavier Corrêa (GO)
VAR: Heber Roberto Lopes-SC
Cartões amarelos: Igor, Luiz Otávio, Vina e Erick (CEA); Zé Rafael e Weverton (PAL)
Público pagante: 6.204
Renda bruta: R$ 61.544. 

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?