Logo O POVO+
Tiago Nunes sofre para equilibrar desempenhos do Ceará como mandante e visitante na Série A
Esportes

Tiago Nunes sofre para equilibrar desempenhos do Ceará como mandante e visitante na Série A

Vovô tem apresentado evolução atuando na Arena Castelão sob o comando do treinador, mas segue praticamente irreconhecível quando precisa jogar longe de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Com Tiago Nunes, o Ceará tem apenas duas vitórias jogando fora da Arena Castelão  (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Com Tiago Nunes, o Ceará tem apenas duas vitórias jogando fora da Arena Castelão

O Ceará pouco tem permitido que a torcida alvinegra se anime nesta edição do Brasileirão. Próximo da zona de rebaixamento, o Vovô venceu apenas 1 dos últimos 13 jogos, empatou mais da metade das partidas que disputou no campeonato e não consegue apresentar desempenho consistente dentro das quatro linhas. Bipolar, o escrete preto-e-branco tem demonstrado evolução quando atua na Arena Castelão, mas se torna irreconhecível quando precisa enfrentar os adversários fora de casa.

Pior visitante da Série A, com 20,51% de aproveitamento, o Vovô soma, em 13 partidas, 8 empates e 5 derrotas, o que representa apenas 25% dos 32 pontos que a equipe possui na tabela de classificação. Já como mandante, o Alvinegro tem a quinta melhor campanha, com 57,14% de aproveitamento. Em 14 embates, o clube cearense venceu 6, empatou 6 e sofreu dois revezes, totalizando 24 pontos — ou seja, 75% da pontuação.

A discrepância de atuação também fica visível no quesito gols marcados e sofridos. Longe dos seus domínios, o Ceará balançou as redes somente 7 vezes e foi vazado em 17 oportunidades. No Castelão, o número de tentos é mais que o dobro (18), enquanto os gols sofridos caem para 12.

Ainda que Tiago Nunes só tenha vencido a lanterna Chapecoense-SC desde que assumiu o clube, na 19ª rodada, o Vovô tem feito apresentações decentes sob o comando do treinador quando joga em Fortaleza. Recentemente, o Alvinegro "amassou" o RB Bragantino-SP e, apesar de sair atrás no placar por erros individuais, buscou o empate no último lance, com gol de Gabriel Lacerda. No confronto diante do Massa Bruta, o Ceará finalizou 23 vezes e teve 59% da posse da bola.

Na derrota por 2 a 1 contra o Palmeiras-SP, finalista da Copa Libertadores, o Vovô não se intimidou e buscou o protagonismo da partida durante boa parte dos 90 minutos, sendo superior ao Verdão no duelo. O Alvinegro finalizou 14 vezes e teve chances claras para mudar o placar, mas esbarrou na ótima atuação do goleiro Weverton, protagonista do embate.

O Ceará, no entanto, não consegue manter a mesma postura longe de casa e o desempenho cai drasticamente. Diante do Juventude-RS, no último sábado, 23, no empate por 0 a 0, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), o Vovô não fez muito além de se defender. Enquanto o Jaconero teve 63% de posse da bola, trocou 495 passes e chutou 26 vezes, sendo oito de forma correta ao gol — com pelo menos três grandes defesas do goleiro João Ricardo —, o Alvinegro se limitou a dar quatro chutes durante toda a partida.

O péssimo jogo contra o Juventude foi mais um entre os vários que o Ceará já fez neste Brasileirão como visitante, seja sob o comando de Tiago Nunes ou de Guto Ferreira, ex-treinador da equipe. As derrotas por 2 a 0 para o América-MG e Grêmio são bons exemplos. O cenário é bem distinto em relação à campanha da temporada anterior, quando o Alvinegro terminou a Série A com o quarto melhor desempenho fora de casa, com sete vitórias, cinco empates e sete derrotas — 45,61% de aproveitamento.

Na 14º colocação, o Vovô ainda tem um jogo em atraso no campeonato, diante do Bahia, válido pela 23ª rodada. O confronto direto contra a zona de rebaixamento entre o clube cearense e o baiano acontece na quarta-feira, 27, na Arena Fonte de Nova, em Salvador (BA), às 19 horas. Será mais uma chance do Ceará conquistar pela primeira vez os três pontos fora de casa e, de quebra, conseguir respirar um pouco na tabela.

Made with Flourish

 

O que você achou desse conteúdo?