Logo O POVO+
Resultados da rodada ajudam e Fortaleza pode abrir vantagem no G-6 da Série A
Esportes

Resultados da rodada ajudam e Fortaleza pode abrir vantagem no G-6 da Série A

Rivais diretos do Tricolor, Bragantino e Fluminense, tropeçam na 36ª rodada do Brasileirão. Desta forma, Leão permanece em sexto e pode alcançar até a quinta posição, caso vença o Juventude
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza reencontra Juventude no Castelão para carimbar vantagem na tabela  (Foto: Fernando Alves/ECJuventude)
Foto: Fernando Alves/ECJuventude Fortaleza reencontra Juventude no Castelão para carimbar vantagem na tabela

O Fortaleza tem a chance de se manter firme dentro do G-6 e abrir até quatro pontos de diferença para o sétimo colocado, o Fluminense, que perdeu para o Atlético-MG ontem. Apesar da queda de rendimento, o Tricolor do Pici só depende de si para carimbar a vaga direta para a Libertadores da América, sonho cada vez mais real para o clube cearense. Desde o início da competição, o time se mantém entre os seis primeiros colocados do certame nacional.

Enquanto a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda descansou no fim de semana, adversários diretos com o mesmo objetivo entraram em campo. Além do Fluminense, que enfrentou o Galo pela 36ª rodada e perdeu por 2 a 1, o Bragantino recebeu o América-MG em casa e empatou em 1 a 1 no sábado, desperdiçando a chance de abrir vantagem sobre o Leão de quatro pontos na quinta posição.

O Massa Bruta tinha condições de disparar de vez porque ainda possui um jogo atrasado da 35ª rodada. Os paulistas entram em campo novamente amanhã, às 19 horas, para encarar o Juventude em Caxias do Sul. O Fortaleza, obviamente, torce por tropeço do rival direto para ter a possibilidade de ultrapassá-lo na sexta-feira, 3, caso vença o Jaconero no Castelão.

Em momento decisivo na competição, a diretoria tricolor tenta criar atmosfera positiva e de apoio para o elenco. Os ingressos para a partida contra o Juventude estão com valores promocionais a partir de R$ 20. A expectativa é de estádio lotado e festa nas arquibancadas. Na última parcial divulgada pelo clube, 10.765 torcedores já haviam confirmado presença para o confronto decisivo.

"O sonho está intacto. É o sonho de todo torcedor. Nós temos que focar na próxima partida, focar no trabalho, planejar e jogar o próximo jogo (contra o Juventude) dando a importância que tem para nós", ressaltou Vojvoda em entrevista coletiva sobre o objetivo de classificação para a Libertadores.

Em caso de triunfo sobre os gaúchos, o Leão alcançará 55 pontos na tabela do campeonato e se aproximará da meta estabelecida. Conforme o estatístico e comentarista da Rádio O POVO CBN, Thiago Minhoca, a pontuação mínima para terminar o torneio nacional em 6º é de 56 pontos. Depois do Alviverde, os cearenses encaram ainda o Cuiabá, fora, e o Bahia, em casa, antes de se despedir do Brasileirão.

Apesar de amargar a pior sequência desde o início da Série A, com cinco derrotas, um empate e uma vitória, o Fortaleza tem retrospecto positivo contra o Juventude. A última derrota para o adversário foi em 2009, na Série B. De lá pra cá, os times se enfrentaram cinco vezes. O Tricolor venceu duas e empatou três. No primeiro turno, ficou tudo igual em 1 a 1, em Caxias do Sul.

Após o fim de semana de folga, o elenco tricolor se reapresenta hoje, às 16 horas, no Centro de Excelência Alcides Santos, no Pici. Vojvoda terá a semana inteira para fazer os ajustes necessários para a equipe retomar o futebol de alto nível. Entre os pontos importantes de observação, o treinador fará testes na zaga com Matheus Jussa e Jackson no lugar de Marcelo Benevenuto, que cumprirá suspensão automática, para escolher o substituto do titular.

O que você achou desse conteúdo?