Logo O POVO+
Em clima de festa por Libertadores, Fortaleza é derrotado pelo Cuiabá na Série A
Esportes

Em clima de festa por Libertadores, Fortaleza é derrotado pelo Cuiabá na Série A

Garantido na no torneio continental de 2022, o Tricolor visitou o Dourado um dia depois de confirmar a vaga histórica, sofreu gol no primeiro tempo e dominou o rival na segunda etapa, mas não soube aproveitar as chances criadas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza joga contra o Cuiabá hoje, domingo, 10, pelo Brasileirão Série A 2022; acompanhe ao vivo e veja escalação.  (Foto: ERNANE JUNIOR/AE)
Foto: ERNANE JUNIOR/AE Fortaleza joga contra o Cuiabá hoje, domingo, 10, pelo Brasileirão Série A 2022; acompanhe ao vivo e veja escalação.

Um dia depois de confirmar matematicamente a vaga para a Libertadores 2022, o Fortaleza entrou em campo para a penúltima rodada da Série A e perdeu por 1 a 0 para o Cuiabá, na Arena Pantanal-MT. Derrota sem sabor amargo. Afinal, o time ainda está em clima de festa pelo feito inédito de disputar a competição continental no próximo ano e já garantiu o principal objetivo da temporada. Desportivamente, o clube do Pici não possui maiores ambições na reta final do campeonato.

Por outro lado, o rival do Tricolor na 37ª rodada entrava para a partida em clima de "tudo ou nada", precisando do resultado positivo para deixar a zona de rebaixamento. Com o estádio lotado e empurrado pela torcida, o Cuiabá conseguiu balançar as redes com Élton, de pênalti, no primeiro tempo e segurar a reação dos cearenses na segunda etapa para somar os três pontos.

O Leão volta a campo para enfrentar outra equipe desesperada pela vitória, lutando contra o rebaixamento, o Bahia, no Castelão. A despedida do Fortaleza da temporada ainda pode render milhões a mais nos cofres do clube. Caso o escrete do Pici vença na última rodada e o Corinthians tropece, a equipe terminaria a competição no G-4. Portanto, receberia uma cota superior do que se concluísse o certame nacional em quinto.

O Tricolor também pode perder uma posição na tabela, o que representaria milhões a menos de cota pelo ranking da Série A. Para isso, o time cearense precisaria perder para o Bahia e o Bragantino, sexto colocado, vencer o Internacional na 38ª rodada.

O Cuiabá se despede do Brasileirão contra o Santos fora de casa. A vitória sobre o Fortaleza colocou o Dourado em condição favorável pela permanência. Um empate assegura o clube na primeira divisão sem depender de outros resultados.

Nos 90 minutos da partida na Arena Pantanal, os dois times se alternaram no protagonismo do confronto. No primeiro tempo, o Cuiabá foi superior aos visitantes. Empurrado pelo torcedor, os mandantes partiram para a pressão desde o início do embate. O gol saiu antes mesmo dos 10 minutos.

O zagueiro Jackson, que atuou como titular no lugar do poupado Tinga, derrubou Felipe Marques dentro da área. O árbitro Héber Roberto Lopes assinalou a penalidade. Élton cobrou com tranquilidade para marcar o único tento da partida.

O centroavante do Dourado ainda teve a chance de ampliar, mas finalizou para fora minutos depois de ter balançado as redes.

Os comandados de Vojvoda tiveram desempenho muito abaixo nos 45 minutos iniciais. As estatísticas evidenciam a baixa produção dos tricolores. O Leão não deu nenhuma finalização no primeiro tempo. O setor ofensivo pouco fez para se desvencilhar da marcação adversária.

Na segunda etapa, o Fortaleza "acordou" para o confronto. A equipe dominou o rival, teve quase 70% de posse de bola e finalizou 13 vezes, mas não soube aproveitar as oportunidades. Só pela produção ofensiva nos 45 minutos finais o Tricolor terminou o jogo com mais arremates do que o Cuiabá: 13 contra oito.

As mudanças do treinador argentino foram cruciais para o time crescer em campo. Os titulares Tinga, David e Robson entraram no segundo tempo, além dos atacantes Osvaldo e Romarinho. Enquanto isso, o escrete comandado por Jorginho se fechou ao máximo, aguentou a pressão e segurou a vitória até o apito final.

Ficha técnica

Cuiabá 1 x 0 Fortaleza

Cuiabá
4-4-2: Walter; Lucas Ramon (Anderson Conceição), Paulão (Marllon), Alan Empereur e Uendel; Felipe Marques, Pepê (Auremir), Camilo e Jonathan Cafu (Yesus Cabrera); Max (Rafael Gava) e Élton. Téc: Jorginho

Fortaleza
3-5-2: Boeck; Jackson (Tinga), Benevenuto e Titi; Pikachu, Jussa, Ronald, Bruno Melo (Osvaldo) e Lucas Lima (Romarinho); Wellington Paulista (Robson) e Depietri (David). Téc: Vojvoda

Gols: 8MIN/1T - Élton
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá/MT
Data: 6/12/2021
Árbitro: Heber Roberto Lopes/SC
Assistentes: Kleber Lucio Gil/SC e Alex dos Santos/SC
VAR: Elmo Alves Resende Cunha/GO
Cartões amarelos: Paulão e Camilo (CUI); Jussa e Benevenuto (FOR)

O que você achou desse conteúdo?