Logo O POVO+
Castelão se prepara para reforma no gramado em 2022, mas prazo da obra preocupa clubes
Esportes

Castelão se prepara para reforma no gramado em 2022, mas prazo da obra preocupa clubes

A Secretaria do Esporte e Juventude marcou uma coletiva para amanhã para tirar dúvidas sobre a recuperação do gramado; reforma do PV será concluída em março, e clubes buscam alternativas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Gramado do Castelão sofreu críticas pelas condições em 2021 (Foto: Marlon Costa/Staff Images/Copa do Brasil)
Foto: Marlon Costa/Staff Images/Copa do Brasil Gramado do Castelão sofreu críticas pelas condições em 2021

Finalizada a temporada 2021 do futebol brasileiro, um dos principais assuntos que está vindo à tona é acerca da recuperação do gramado da Arena Castelão. Ainda sem o estádio Presidente Vargas, que deve ser entregue em março de 2022, Ceará e Fortaleza se preocupam com o tempo de recuperação do campo do Gigante da Boa Vista.

A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) irá realizar uma coletiva amanhã, às 9h30min, com a presença do secretário Rogério Pinheiro e dos dirigentes de Vovô, Leão e Ferroviário, para explicar os detalhes sobre a reforma pela qual o gramado irá passar. Com várias reclamações dos clubes no decorrer do ano, o governador Camilo Santana já autorizou a obra na praça esportiva visando o próximo ano.

“O Rogério (Pinheiro, titular da Sejuv) está se preparando para recuperar o gramado do Castelão, para deixar o gramado bom. Como nós só temos um estádio hoje funcionando, foram muitos jogos para um só estádio. O gramado sofreu muito porque nós temos dois times na Série A do Campeonato Brasileiro”, explicou Camilo ao O POVO.

No entanto, uma troca completa do gramado pode fazer com que a Arena Castelão não esteja pronta para o início da temporada 2022. A situação liga o sinal de alerta dos dirigentes dos clubes cearenses para os primeiros compromissos do calendário — o Estadual, por exemplo, começará em 9 de janeiro.

"Já estou enxergando uma dificuldade, de que podemos ter o Castelão parado para os próximos meses. Eu soube que o Castelão poderá entrar em reforma, que, no momento, não seria o ideal, mas respeito", ponderou o presidente do Ceará, Robinson de Castro.

"O Ferroviário já não vem jogando lá, a Arena Castelão é um estádio onde o Ferroviário tem sido impedido de jogar, então não preocupa. Ele (estádio) estando paralisado não nos afeta em nada", assegurou o mandatário do Ferroviário, Newton Filho, referindo-se a imbróglios que envolveram o Tubarão e a praça esportiva.

De acordo com levantamento da Sejuv, o Castelão foi palco de 83 partidas ao longo deste ano. Desde a retomada do futebol, em julho de 2020, até dezembro de 2021, o estádio recebeu 128 jogos, segundo a pasta — as duas últimas temporadas foram emendadas em razão da pandemia de Covid-19.

"A Arena Castelão foi a arena que mais teve jogos no ano de 2021, juntando as duas temporadas, de 2020 e 2021. Isso afetou a qualidade do gramado, é fato. O excesso de jogos prejudica demasiadamente a condição do gramado e o governador Camilo Santana já deu ordem que quer o gramado para a temporada 2022 100%, um dos melhores gramados do Brasil”, destacou Rogério Pinheiro. "Estamos avaliando qual será o modelo de gramado que iremos utilizar para a temporada 2022", completou o secretário.

O POVO procurou a diretoria do Fortaleza sobre o tema, e o clube informou, via assessoria, que prefere não se manifestar.

O que você achou desse conteúdo?