Logo O POVO+
FIA determina análise detalhada sobre polêmico final do GP de Abu Dhabi
Esportes

FIA determina análise detalhada sobre polêmico final do GP de Abu Dhabi

Entidade quer "oferecer esclarecimentos" e "obter conclusões" a respeito dos acontecimentos que cercaram o título mundial de Max Verstappen sobre Lewis Hamilton
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Carros de Lewis Hamilton, de Mercedes, e Max Verstappen, da Red Bull, no GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 (Foto: Giuseppe CACACE / AFP)
Foto: Giuseppe CACACE / AFP Carros de Lewis Hamilton, de Mercedes, e Max Verstappen, da Red Bull, no GP de Abu Dhabi de Fórmula 1

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) fará um "exercício de análise detalhada e esclarecimento" dos polêmicos acontecimentos que levaram o holandês Max Verstappen à vitória sobre o britânico Lewis Hamilton no campeonato em Abu Dhabi no último domingo, 12, anunciou a entidade ontem.

"Esta questão será discutida com todas as equipes e pilotos a fim de aprender com a situação e oferecer esclarecimentos aos participantes, à mídia e aos fãs sobre os regulamentos atuais", disse a FIA em um comunicado. O objetivo é obter "conclusões antes do início da temporada 2022" no Bahrein em 20 de março.

Esta decisão foi tomada pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor (WMSC, World Motor Sport Council) sob proposta do presidente cessante da FIA, o francês Jean Todt, cujo sucessor será escolhido amanhã.

"As circunstâncias que envolveram o uso do 'safety car' após o acidente do piloto Nicholas Latifi e as comunicações relacionadas entre a direção da corrida da FIA e as equipes geraram mal-entendidos e fortes reações das equipes, pilotos e fãs de Fórmula 1", lembrou o WMSC.

Esta polêmica "atualmente mancha a imagem do campeonato e a celebração na devida forma do primeiro título mundial de pilotos conquistado por Max Verstappen (Red Bull) e do oitavo título mundial de construtores conquistado pela Mercedes", diz a nota.

O que você achou desse conteúdo?