Logo O POVO Mais
Esportes

Com um a menos, Fortaleza não suporta Botafogo e sede virada no Engenhão

Tricolor segurava o empate até a casa dos 40 minutos do segundo tempo, mas tomou dois gols no fim e acabou perdendo por 3 a 1 no Rio de Janeiro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza e Botafogo jogaram pela sexta rodada da Série A do Brasileirão.  (Foto: Vinícius Palheta/Fortaleza EC)
Foto: Vinícius Palheta/Fortaleza EC Fortaleza e Botafogo jogaram pela sexta rodada da Série A do Brasileirão.

Não foi contra o Botafogo, no Engenhão, que o Fortaleza iniciou a prometida campanha de recuperação na Série A. Na noite de ontem, no Rio de Janeiro, o Tricolor até saiu na frente, mas tomou a virada na reta final e saiu de campo com um revés por 3 a 1.

Foi a quarta derrota do Leão em cinco jogos disputados na elite. Com o resultado, o time permanece na lanterna da Série A, com apenas um ponto conquistado. 

A expulsão do zagueiro Ceballos, aos 39 minutos da etapa inicial foi crucial para a mudança de panorama no jogo. O Tricolor foi melhor na maior parte do primeiro tempo, tanto que, com exceção de uma escapada de Diego Gonçalves pela esquerda e uma finalização de Victor Sá, que acabou não valendo, o time alvinegro não levou nenhum perigo ao Fortaleza até ter um homem a mais em campo.

O Leão não era tão intenso, mas como visitante controlava bem o jogo e, aos 13 minutos, abriu o placar em um lance típico. Hércules levantou a bola na área e Lucas Lima, pela direita, tocou para quem chegava do outro lado. Romero e Moisés foram para a bola e o segundo desviou para a rede. A arbitragem de campo marcou impedimento, mas o VAR informou que o lance foi normal, validando o tento.

Depois do gol, o jogo teve um hiato de finalizações e quando elas reapareceram foram em ataques do Fortaleza, com Crispim, Hércules e Tinga.

Foi aí que, aos 39, Moisés foi desarmado pela esquerda e o zagueiro Ceballos fez falta para conter o ataque do Botafogo, levando o segundo amarelo. Na cobrança da falta, a bola foi levantada para a grande área, Kanu disputou pelo alto e a sobra ficou com Cuesta, pela esquerda. Ele bateu cruzado e Boeck fez o movimento para espalmar, mas Erison apareceu antes, de surpresa, e desviou de cabeça para empatar.

Com um homem a mais, o Botafogo voltou mais agudo no segundo tempo. O atacante Erison teve três chances consecutivas de marcar, mas desperdiçou.

O Fortaleza tentou responder com algumas jogadas de Moisés, principalmente pelo lado esquerdo, mas os chutes explodiam na defesa adversária. Com menos um, era difícil criar jogadas, mas o Tricolor circulava bem a bola. Ter a posse também fazia com que o Leão evitasse de ser atacado.

O melhor lance do Fortaleza na segunda etapa saiu aos 29 minutos, em cobrança de falta de longe. Renato Kayzer, que havia entrado na vaga de Lucas Lima, chutou forte e obrigou Gatito a fazer boa defesa.

A partida caminhava para um empate, mas aos 43 minutos, houve falta em favor da Estrela Solitária próximo da grande área. Patrick de Paula, que veio do banco, cobrou de perna esquerda e contou com desvio da bola em Pikachu para comemorar o gol da virada. O Alvinegro poderia ter marcado o terceiro no lance seguinte, com Victor Sá, mas Boeck espalmou. Aos 48, porém, em mais um ataque rápido, Daniel Borges ampliou e selou o triunfo dos mandantes.

Ficha Técnica

Botafogo
4-3-3: Gatito Fernández; Saravia (Hugo Neto), Kanu, Victor Cuesta e Daniel Borges; Lucas Fernandes (Chay), Tchê Tchê (Patrick de Paula), Luis Oyama; Diego Gonçalves, Victor Sá e Erison. Técnico: Luis Castro

Fortaleza
3-5-2: Marcelo Boeck; Tinga, Marcelo Benevenuto e Ceballos; Yago Pikachu, Felipe, Hércules, Lucas Lima (Kayzer) e Lucas Crispim (Torres); Moisés (J. Capixaba) e Silvio Romero (Titi). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Local: Engenhão (Nilton Santos), no Rio de Janeiro-RJ
Data: 15/5/2022
Horário: 18 horas
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes-GO
Assistentes: Alessandro Rocha Matos-FIFA/BA e Fabrício Vilarinho da Silva-FIFA/GO
VAR: Daiane Caroline dos Santos-FIFA/SP
Cartões amarelos: Ceballos, Gastón Liendo, Moisés (FOR) Kanu, D. Gonçalves, Patrick de Paula (BOT)
Cartões vermelhos: Ceballos (FOR)
Gols: 13min/1T - Moisés; 41min/1T - Erosion; 43min/2T - Patrick de Paula; 48min/2T - Diego Gonçalves

Essa notícia foi relevante pra você?