Logo O POVO+
Enfim à disposição, como Matheus Peixoto pode ser aproveitado taticamente no Ceará
Esportes

Enfim à disposição, como Matheus Peixoto pode ser aproveitado taticamente no Ceará

Após dois meses desde a contratação, o atacante de 26 anos finalmente foi apresentado pelo novo clube e se torna opção em momento importante do Ceará na temporada
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Atacante Matheus Peixoto foi apresentado pelo Ceará (Foto: Wilton Hoots / Ceará SC)
Foto: Wilton Hoots / Ceará SC Atacante Matheus Peixoto foi apresentado pelo Ceará

O atacante Matheus Peixoto foi apresentado pelo Ceará oficialmente na manhã de ontem, no CT de Porangabuçu, depois de mais de dois meses de ser contratado por empréstimo junto ao Metalist, da Ucrânia. O jogador de 26 anos chegou com status de titular, mas ainda não estreou com a camisa alvinegra devido ao tratamento de lesões.

Centroavante de ofício, Peixoto possui características que poucos jogadores de ataque do elenco alvinegro têm e pode ser crucial para Dorival Júnior implementar um novo sistema tático na equipe.

Atualmente, o Ceará atua em um 4-3-3, com três volantes e Vina sendo utilizado como falso 9. A ideia é ter maior combatividade no meio-campo e movimentações que geram espaços no setor ofensivo. Com Peixoto, Dorival deve recuar Vina para a posição de origem, no meio e atrás do atacante, e jogar em um 4-2-3-1 ou até em um 4-4-2, caso o comandante sinta necessidade de ter mais um jogador ao lado do centroavante em determinados contextos.

Com 1,90m, Matheus Peixoto é fundamental no papel de pivô, principalmente em bolas longas. O camisa 28 se aproveita da altura para ganhar as disputas de bola aérea contra os zagueiros adversários, gerando a “casquinha” para o companheiro.

A principal mudança que o atacante poderá trazer para o time de Dorival Júnior é a forte presença de área. O jogador não tem características de cair para as pontas para servir de opção de passe pelo lado de campo, justamente devido ao fato de ter bom jogo aéreo e ser referência nos cruzamentos.

"Eu não sou aquele jogador que vai pegar a bola e driblar dois ou três jogadores e fazer jogada bonita, meu papel é fazer gol. Essa é minha principal função e eu vou desempenhar", avisou.

Atacante de poucos toques na bola, seja para finalizar ou realizar passes, Matheus Peixoto também dá dinâmica ao time com a bola nos pés. Durante os contra-ataques, é comum o atleta receber de costas para o gol, dominar e tocar para o companheiro, sem atrasar a jogada.

Para encaixar Peixoto e Vina na equipe, Dorival Júnior deve abrir mão de um dos três volantes do time, o que deve reduzir a intensidade de marcação da equipe no meio-campo. O centroavante, porém, compensa na movimentação sem a bola, marcando pressão no campo de defesa do adversário ou até mesmo no meio-campo, enquanto a equipe está em bloco baixo e postada defensivamente.

Por possuir boas características com e sem a bola, o camisa 28 permite a Dorival Júnior a criar variações táticas no sistema e se torna opção em momento importante do Ceará na temporada. Após a longa espera, o jogador embarcou com a delegação para São Paulo e se coloca à disposição para entrar em campo diante do Santos-SP, amanhã, às 18h30min, na Arena Barueri, pela Série A.

"É difícil falar que eu possa jogar os 90 minutos. Mas, eu estou preparado para começar jogando. A gente já teve esse tipo de conversa. Até pelo período que eu fiquei, dois meses sem jogar. Jogo é totalmente diferente do treino. Mas eu posso falar que estou estou preparado para corresponder dentro de campo, para aguentar esse ritmo", garantiu.

Lance do jogo Independiente x Deportivo La Guaira, pela Copa Sul-Americana
Lance do jogo Independiente x Deportivo La Guaira, pela Copa Sul-Americana

Ceará pode avançar na Sul-Americana até com derrota na Argentina; veja cenários

O Independiente-ARG goleou o Deportivo La Guaira-VEN por 4 a 0 na noite de ontem, no estádio Libertadores de América, em Avellaneda, na Argentina, e chegou aos 12 pontos, três a menos que o Ceará, líder do Grupo G. Com o resultado, o cenário para que o Vovô conquiste a classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana está definido.

Adversários na última rodada, o Alvinegro de Porangabuçu chegará para o decisivo confronto na Argentina com um panorama favorável. A equipe cearense poderá, além de empatar, perder por um gol de diferença, já que possui três gols de vantagem no saldo, que é o primeiro critério de desempate em caso de igualdade na pontuação.

A goleada por 6 a 0 sobre o General Caballero na última terça-feira, 17, na Arena Castelão, foi um fator determinante para o Ceará nesta reta final da fase de grupos, pelo qual o escrete preto-e-branco possui uma campanha com 100% de aproveitamento — o único entre todos os 32 times que disputam a competição.

Vale ressaltar que, em cinco rodadas, o Ceará só foi vazado uma única vez, no confronto de ida contra o Independiente, quando o Vovô conquistou a vitória de virada por 2 a 1. A equipe cearense, inclusive, possui a melhor defesa da competição.

Caso consiga repetir o bom desempenho defensivo diante do Independiente e não seja derrotado por mais de dois gols de diferença, o Vovô irá alcançar um feito histórico, tendo em vista que será a primeira vez que o clube irá avançar às oitavas do torneio continental.

O embate entre Ceará e Independiente para definir quem seguirá na Sul-Americana acontece na próxima quarta-feira, 25, às 21h30min, no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda, na Argentina. O Alvinegro poderá contar com o apoio de dois mil torcedores no local, que foi o espaço cedido pela diretoria do “Rei de Copas” aos cearenses. 

Confira a classificação do Grupo G da Copa Sul-Americana:

O que você achou desse conteúdo?