Com a fase de grupos da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana encerradas, os clubes classificados vivem a expectativa pela definição dos confrontos das oitavas de final. O sorteio dos enfrentamentos, realizado pela Conmebol, acontece na tarde de hoje, a partir das 13 horas (horário de Brasília), e terá transmissão do O POVO via YouTube.
O Fortaleza é o representante do Estado na Copa Libertadores. O Leão do Pici terminou a fase de grupos na segunda posição, atrás apenas do River Plate-ARG. Foram três vitórias, um empate e duas derrotas, somando 10 pontos, seis a menos que o líder da chave.
O sorteio do torneio é realizado da seguinte forma: a Conmebol divide os classificados em dois potes, que irão se enfrentar nas oitavas de final. Os primeiros colocados de cada grupo compõem o pote 1 e irão decidir em casa os confrontos, enquanto os segundos colocados vão para o 2 e serão visitantes no jogo de volta.
Por ter terminado na segunda posição do Grupo F, é certo que o Fortaleza enfrentará o primeiro colocado de uma chave da competição nas oitavas de final — podendo ser até o próprio River Plate. O regulamento da competição permite que equipes do mesmo país, ou que já se enfrentaram no torneio, cruzem o mesmo caminho nesta nova etapa.
Desta forma, os possíveis adversários do Leão do Pici nas oitavas da Libertadores são: Palmeiras-SP, Libertad-PAR, Estudiantes-ARG, Atlético-MG, Boca Juniors-ARG, River Plate-ARG, Colón-ARG ou Flamengo-RJ.
Nas quartas de final, os enfrentamentos deixam de ser definidos por sorteio e passam a seguir o chaveamento, que também será conhecido hoje. Os mandos de campo serão escolhidos de acordo com a campanha de cada equipe na fase de grupos. Aquele que tiver a melhor performance fará o segundo jogo em casa. O mesmo vale para a semifinal. A grande decisão é disputada em jogo único e em campo neutro.
O Ceará, por sua vez, é o representante do futebol cearense na Sul-Americana. O Vovô fez campanha irretocável e terminou a fase de grupos com 100% de aproveitamento em seis partidas. O time de Dorival Júnior deixou pelo caminho o Independiente-ARG, o famoso “Rei de Copas”.
Os confrontos das oitavas de final do certame também são definidos via sorteio. O pote 1 é composto pelos líderes de cada grupo da competição, que irão decidir os enfrentamentos em casa. O pote 2 é de equipes que terminaram a fase de grupos da Copa Libertadores na terceira posição.
Dessa forma, o Ceará pode enfrentar o Deportivo Táchira-VEN, The Strongest-BOL, Nacional-URU, Del Valle-EQU, Deportivo Cali-COL, Colo-Colo-CHI, Olímpia-PAR ou Universidad Católica-CHI.
Nas quartas de final e semifinal, os duelos são definidos através de chaveamento, que será definido hoje. As equipes que estiverem na competição desde a fase inicial terão a vantagem de realizar o jogo da volta em casa, ou seja, os times oriundos da Libertadores decidirão como visitante. A final também é em jogo único.
Pote 1:
Pote 2:
Pote 1
Pote 2