Logo O POVO+
Fortaleza visita o Coritiba e mira triunfo para sair da lanterna do Brasileiro
Esportes

Fortaleza visita o Coritiba e mira triunfo para sair da lanterna do Brasileiro

Ainda com desfalques por lesão e Covid-19, Leão do Pici encara o Coxa na noite de hoje, no Couto Pereira. O duelo é válido pela 15ª rodada da Série A
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Zé Welison deve seguir como titular no meio-campo (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Zé Welison deve seguir como titular no meio-campo

Depois de empatar com o Estudiantes-ARG no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América, o Fortaleza volta todo o foco para a reabilitação no Campeonato Brasileiro. Na noite de hoje, o Leão do Pici visita o Coritiba-PR, no estádio Couto Pereira, pela 15ª rodada. A bola rola a partir das 18 horas.

O Fortaleza vem de derrota no Brasileirão. No último sábado, 25, o time cearense chegou a abrir 2 a 0 contra o Atlético-MG em pleno Mineirão, mas acabou sofrendo a virada nos minutos finais da partida. Com o resultado, a equipe de Juan Pablo Vojvoda voltou a ocupar a lanterna da Série A, com apenas 10 pontos somados em 14 partidas. Uma vitória simples sobre o Coxa pode tirar o Tricolor da última posição.

Assim como o Leão, o Coritiba também vem de derrota e amarga uma sequência de quatro resultados negativos. Na última rodada, o Coxa foi superado pelo Internacional-RS, em Porto Alegre, pelo placar de 3 a 0. Antes disso, o time paranaense perdeu para o Athletico-PR, RB Bragantino-SP e Palmeiras-SP. O time do técnico Gustavo Morínigo é o 16º colocado na tabela da Série A, com 15 pontos.

Para sair de campo com a vitória, o Fortaleza precisará quebrar um incômodo tabu. O time cearense jamais venceu o Coritiba no Estádio Couto Pereira. Segundo o site oGol, as duas equipes se enfrentaram oito vezes na capital paranaense, com os donos da casa vencendo cinco partidas.

O técnico Juan Pablo Vojvoda terá baixas importantes na equipe. Tinga e Robson estão entregues ao departamento médico, enquanto Ceballos e Valentín Depietri testaram positivo para Covid-19 durante a semana. Landázuri é dúvida. Por outro lado, o Tricolor pode contar com o retorno de Hércules, que estava em transição e já vinha treinando com o grupo de jogadores.

Além dos desfalques, Vojvoda ainda não poderá contar com os três reforços anunciados pelo Fortaleza nesta semana. O atacante Thiago Galhardo, o volante Lucas Sasha e o meia Rômulo Otero só poderão estrear a partir do dia 18, quando a janela de transferências deste meio de ano é aberta. Enquanto isso, os jogadores treinarão com o restante do elenco, na busca pela forma física ideal e encaixe dentro do esquema.

Com as ausências dos zagueiros Tinga e Ceballos e Landázuri como dúvida, o Fortaleza tem Habraão disponível como zagueiro de ofício para o setor. O jovem estreou como profissional contra o Ceará, na Copa do Brasil, e pode voltar a receber uma oportunidade hoje. O comandante argentino também pode optar por escalar o volante Matheus Jussa na defesa ou mudar o esquema tático.

O Coritiba também enfrentará o Fortaleza desfalcado de peças importantes. O lateral-esquerdo Guilherme Biro e o atacante Igor Paixão, destaque da equipe na competição, estão suspensos pelo acúmulo de cartões. Além deles, o volante Andrey lesionou o joelho e não tem previsão de retorno.

Coritiba-PR x Fortaleza

Coritiba-PR
4-3-3: William Leonardo; Matheus Alexandre, Henrique, Luciano Castan e Diego Porfírio; Galarza, William Farias e Thonny Anderson; Alef Manga, Fabrício Daniel e Léo Gamalho. Téc: Gustavo Morínigo

Fortaleza
3-5-2: Marcelo Boeck; Landázuri (Matheus Jussa), Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Ronald, Zé Welison, Lucas Lima e J. Capixaba (Lucas Crispim); Moisés e Romero. Téc: Juan Pablo Vojvoda

Local: Couto Pereira, em Curitiba/PR
Data: 03/07/2022
Horário: 18 horas
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima/MG
Assistentes: Guilherme Dias Camilo-Fifa/MG e Celso Luiz da Silva/MG
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira de Amaral-Fifa/SP
Transmissão: Premiere, Rádio O POVO CBN e YouTube O POVO

Made with Flourish
Meia Otero no jogo São Caetano x Corinthians, no Anacleto Campanella, pelo Campeonato Paulista 2021
Meia Otero no jogo São Caetano x Corinthians, no Anacleto Campanella, pelo Campeonato Paulista 2021

Fortaleza contrata meia venezuelano Otero, ex-Corinthians e Atlético-MG

Com a proximidade da abertura da janela de transferências para a inscrição de jogadores para a sequência da temporada, o Fortaleza segue ativo no mercado da bola. Depois do atacante Thiago Galhardo e o volante Lucas Sasha, o clube do Pici anunciou ontem a contratação do meia venezuelano Otero, ex-Atlético-MG e Corinthians-SP. O contrato tem duração até o final de 2022.

"É um atleta que tem uma qualidade muito importante, que é a finalização de média distância, bola parada, falta lateral, falta frontal e escanteio. É sempre um perigo com ele. O meia tem o desejo de retornar ao futebol brasileiro, escolheu o Fortaleza e tinha outras possibilidades. E vem para agregar muito", disse Marcelo Paz, presidente do Leão.

O armador foi revelado pelo Caracas, onde atuou por cinco temporadas até se transferir para o Huachipato, no Chile. O desempenho despertou a atenção do Galo, que o contratou em 2016. Otero viveu temporada de destaque em Belo Horizonte logo em 2017, quando disputou 55 jogos e anotou 14 gols, além de três assistências.

No ano seguinte, o venezuelano foi emprestado ao Al-Wehda, da Arábia Saudita. Retornou ao Atlético-MG e, sem tanto espaço, rumou para o Timão em 2020. O jogador de 29 anos ficou duas temporadas no Corinthians-SP, até se transferir para o Cruz Azul, do México. Otero disputou 16 partidas no clube mexicano e se despediu no mês passado, quando ficou livre no mercado.

O camisa 10 também soma convocações para a seleção da Venezuela ao longo da carreira. Ao longo das Eliminatórias para a Copa do Catar, por exemplo, esteve em campo 11 vezes - três delas já em 2022. O meia também disputou a Copa América no Brasil, em 2021.

"Pode vir fazer uma função como um camisa 10, um meio-campista próximo ao gol e pode jogar um pouco aberto pelo lado também. Vem nos fortalecer nessa sequência da temporada, estamos felizes pelo acerto, acho que acrescenta nível técnico, qualidade e, acima de tudo, acrescenta característica. Traz características que o elenco precisa", avaliou o mandatário tricolor.

O que você achou desse conteúdo?