Logo O POVO+
Ceará terá retornos de Vina e Mendoza em decisão por vaga nas quartas da Sul-Americana
Esportes

Ceará terá retornos de Vina e Mendoza em decisão por vaga nas quartas da Sul-Americana

Atacante colombiano, recuperado de uma lesão, deve figurar no banco de reservas contra o The Strongest-BOL, enquanto há a possibilidade do camisa 29 ser titular no Castelão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Mendoza volta a ser opção no Vovô após lesão (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Mendoza volta a ser opção no Vovô após lesão

Após o empate em 1 a 1 diante do Internacional-RS, no último sábado, 2, pela 15ª rodada do Brasileirão, o elenco do Ceará se reapresentou em Porangabuçu na manhã de ontem com o foco voltado para o decisivo confronto das oitavas de final da Copa Sul-Americana, que acontece amanhã, às 19h15min, na Arena Castelão, contra o The Strongest-BOL.

A atividade preparatória marcou o retorno de jogadores importantes. O goleiro João Ricardo, o lateral-esquerdo Bruno Pacheco e o atacante Cléber, que positivaram para Covid-19 na semana anterior e foram desfalques no embate diante do Colorado, figuraram normalmente no campo com os demais atletas, indicando que estarão à disposição de Marquinhos Santos.

Além do trio, Mendoza, recuperado de uma lesão muscular na coxa direita, e Vina, curado de uma virose, também participaram do treino. A volta de ambos os jogadores é de suma importância para a equipe, principalmente visando o desempenho do setor ofensivo, já que são os principais destaques no quesito.

O atacante colombiano é o artilheiro do escrete preto-e-branco na atual temporada, com 16 gols marcados, além de duas assistências, e vinha de ótimas atuações em sequência pelo Alvinegro. Contra o Atlético-MG, porém, em confronto realizado no dia 15 de junho, o camisa 10 foi substituído aos 37 minutos após sentir uma lesão. Pelo tempo fora dos gramados, em um total de cinco partidas, a tendência é de que Mendoza inicie o embate diante do The Strongest-BOL no banco de reservas.

Vina é outra peça chave na formatação do time. Além de cumprir diferentes funções, como meia-central ou de falso 9, o atleta é o segundo jogador do elenco com mais participações diretas em gols do Vovô no ano, totalizando 12 — oito tentos e quatro assistências. No jogo de ida das oitavas da Sula, disputado na altitude de La Paz, o camisa 29 passou mal e foi substituído no intervalo, sendo ausência contra o Inter posteriormente. A expectativa é de que inicie como titular amanhã.

Desta forma, Marquinhos Santos ganha algumas alternativas táticas. O treinador pode optar tanto por repetir o 4-2-3-1 utilizado contra o Internacional, com Richard e Richardson na volância, Vina centralizado, Castilho (Mendoza) e Lima abertos, e Zé Roberto como referência, ou escalar uma equipe mais comedida, com três volantes e Vina de falso 9.

No primeiro encontro das equipes, o Alvinegro levou a melhor e conquistou uma vitória histórica, de virada, por 2 a 1, tornando-se o quinto time brasileiro a vencer o The Strongest como visitante em La Paz. Com o resultado, o Vovô entrará em campo com a vantagem do empate para garantir a classificação. Caso o time boliviano vença por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis.

Atacante colombiano Jhon Vásquez esteve na Arena Castelão e assistiu Ceará x Internacional
Atacante colombiano Jhon Vásquez esteve na Arena Castelão e assistiu Ceará x Internacional

Jhon Vásquez no Ceará: saiba os valores milionários envolvidos na negociação

O Ceará abriu os cofres para tirar o atacante Jhon Vásquez do Deportivo Cali-COL. O POVO apurou os valores milionários envolvidos no acerto entre os clubes que selou a transferência do jogador para o Porangabuçu. 

Valorizado no Deportivo Cali pelas atuações no primeiro semestre, o atleta era considerado peça importante do ataque. O clube colombiano só aceitou liberá-lo ao Ceará por empréstimo até o fim de 2023 porque houve compensação financeira de 300 mil dólares (mais de R$ 1,5 milhão na cotação atual).

O investimento pode ir muito além destes valores. No contrato assinado entre os clubes foi estabelecida opção de compra, que pode ser exercida pelo Alvinegro até o fim do empréstimo, em dezembro de 2023. O valor fixado é de 1,8 milhão de dólares (cerca de R$ 9,5 milhões).

O atleta de 27 anos desembarcou em Fortaleza no fim de semana e compareceu ao Castelão para acompanhar o jogo contra o Internacional. Jhon Vásquez já realizou exames no Porangabuçu e deve realizar o primeiro treino com o restante do elenco do Vovô nesta terça-feira, 5.

Motivado com primeira oportunidade no Brasil

A coluna conversou com fontes próximas do colombiano. O atacante está bastante motivado para vestir a camisa do Ceará, tem conhecimento sobre o estilo de jogo do time e acompanhado as partidas. Jhon Vásquez vê a oportunidade no clube do Porangabuçu como uma forma de se desenvolver como jogador e aproveitar a vitrine do futebol brasileiro. Será a primeira vez dele atuando fora da Colômbia.

O sucesso do compatriota Steven Mendoza foi um dos fatores que pesou a favor do "sim" para o clube do Porangabuçu. Jhon Vásquez não chegou a colher referências diretamente com o camisa 10 do Ceará, mas com outro colombiano com passagem pelo Alvinegro. Yony González, que joga atualmente pelo Deportivo Cali-COL, passou informações positivas sobre o time cearense.

Jhon Vásquez vinha sendo um dos destaques do Deportivo Cali em 2022, quando disputou 27 partidas, entre elas 17 como titular, e marcou quatro gols. Ele tinha propostas de outros clubes de fora da Colômbia, como o Gaziantep, da Turquia, mas preferiu a oferta do Alvinegro.

O que você achou desse conteúdo?