Em confronto direto na tabela de classificação, Ceará e Coritiba-PR se enfrentam hoje, às 19 horas, no Couto Pereira, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, com objetivos iguais: afastar-se da zona de rebaixamento. Enquanto o Vovô tem três pontos de diferença em relação ao Z-4, o Coxa possui somente um, contexto que potencializa o clima de decisão da partida.
O duelo também marca o reencontro entre o Alvinegro e o treinador Guto Ferreira, campeão da Copa do Nordeste em 2020 pelo clube cearense. Atualmente no Alviverde, o “Gordiola”, como é carinhosamente apelidado, encarou o Ceará como adversário somente uma vez após sua saída de Porangabuçu, no Brasileirão de 2021, mesmo ano da sua demissão do Vovô. Na ocasião, o comandante treinava o Bahia e o jogo terminou empatado em 1 a 1, na Fonte Nova.
Ao todo, Lucho González teve oito dias de preparação, período que utilizou para recuperar fisicamente os atletas e intensificar os treinamentos técnicos e táticos. Com o argentino, o Alvinegro tem apresentado evolução dentro de campo, principalmente pelas atuações no empate contra o Flamengo-RJ (1 a 1) e na vitória sobre o Santos-SP (2 a 1). Na última rodada, entretanto, o Ceará acabou tropeçando dentro de casa diante do São Paulo, pelo qual foi derrotado por 2 a 0, em jogo marcado por falhas defensivas e expulsões.
“Nossa equipe vem trabalhando bem durante a semana. O cuidado maior em uma partida como essa é a atenção. A gente tem que estar ligado o tempo inteiro para poder botar em prática tudo que a gente vem fazendo durante a semana. Vamos encarar esse jogo como se fosse uma final, para nós é uma final, não tem outra palavra pra descrever a partida”, comentou o lateral-direito Michel Macedo.
Assim como o Vovô, o Coritiba também chega para o embate vindo de um revés na competição. Pior visitante da Série A, o Coxa sofreu revés por 2 a 0 para o Botafogo no Rio de Janeiro. No Couto Pereira, porém, o desempenho do clube paranaense é positivo. Dos 28 pontos que possui no certame, 26 foram conquistados no Paraná — ou seja, oito vitórias, dois empates e quatro derrotas em 14 jogos.
Em relação ao retrospecto recente de confrontos entre os times, a vantagem é ampla do Alvinegro, que, inclusive, defende um tabu contra o Coritiba. Nos 11 anos posteriores, o escrete preto-e-branco não perdeu nenhuma partida para o Alviverde, totalizando três vitórias e um empate neste recorte de tempo. O último triunfo do Coxa aconteceu no primeiro turno do Brasileirão de 2011, quando venceu o Ceará por 3 a 1.
Para o embate, Lucho contará com uma longa lista de desfalques, composta por 10 atletas: Gabriel Lacerda, Luiz Otávio, Zé Roberto e Nino Paraíba, suspensos; Bruno Pacheco, Jael e Matheus Peixoto, lesionados; Cléber e Kelvyn, em transição; Rodrigo Lindoso, opção da comissão técnica. Pelo lado do Coxa, Guto Ferreira não poderá contar com o zagueiro Jhon Chancellor e o volante Galarza, ambos convocados para suas respectivas seleções, Venezuela e Paraguai.
Coritiba-PR
4-2-3-1: Gabriel; Natanael (Natham Mendes), Guillermo (Henrique), Luciano Castán e Rafael Santos; Jesús Trindade e Bruno Gomes; Fabrício Daniel, Robinho e Alef Manga; Adrián Martínez. Téc: Guto Ferreira
Ceará
4-3-3: João Ricardo; Michel Macedo, Messias, Lucas Ribeiro e Victor Luís; Richard, Richardson e Vina; Mendoza, Jô e Lima. Téc: Lucho González
Local: Couto Pereira, em Curitiba/PR
Data: 28/9/2022
Horário: 19 horas
Árbitro: Raphael Claus-Fifa/SP
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis-Fifa/SP e Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa-Fifa/RJ
VAR: Daniel Nobre Bins-Fifa/RS
Transmissão: Premiere, Rádio O POVO CBN AM1010 e YouTube O POVO