Logo O POVO+
Fortaleza recebe o Bahia pela Série A em jogo que marca o início da "Era Paiva"
Esportes

Fortaleza recebe o Bahia pela Série A em jogo que marca o início da "Era Paiva"

Em duelo na Arena Castelão, o Tricolor cearense precisa da vitória a todo custo para tentar escapar da zona de rebaixamento ao término da 15ª rodada do Brasilerão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Adam Bareiro pode estrear no comando de ataque do Fortaleza
 (Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC)
Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC Adam Bareiro pode estrear no comando de ataque do Fortaleza

No jogo que marcará o início da “Era Paiva” no Pici, o Fortaleza recebe o Bahia na Arena Castelão, na Capital, neste sábado, 18, às 16 horas, em clássico regional válido pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Pressionado, o Leão do Pici precisa vencer a todo custo para amenizar a situação na tabela, onde atualmente ocupa a vice-lanterna, com apenas dez pontos somados.

Na beira do campo, o Tricolor terá a estreia do técnico português Renato Paiva, ex-Botafogo. A missão do novo comandante contra o Esquadrão não é fácil: foram dois dias de treinamento com o elenco, que passa por uma crise técnica prolongada e acumula nove jogos sem vitória, sendo cinco derrotas consecutivas no Brasileirão.

Para terminar a rodada fora do Z-4, o Fortaleza precisa, obrigatoriamente, vencer o Bahia e ainda torcer para tropeços de rivais. Na combinação necessária, o Juventude-RS (18º), que visita o Cruzeiro-MG, e o Vitória-BA (17º), que recebe o RB Bragantino-SP, precisam ao menos empatar, enquanto o São Paulo (16º) tem de perder para o clássico contra o Corinthians-SP no Morumbi.

“Em relação ao Bahia, eu conheço muito bem. Joguei contra eles pelo Botafogo. É uma equipe muito bem treinada pelo Rogério Ceni, com um elenco de qualidade e com várias opções. É um clássico, e os jogadores precisam entender que, se existe um momento bom para mudar a ficha, o momento é esse. Portanto, é isso que vamos tentar fazer nesses dois dias: resgatar aquilo de bom que eles (o elenco) têm, para que amanhã entrem em campo e compitam”, disse Renato Paiva em sua apresentação.

O adversário do time cearense vive um momento oposto na temporada. Invicto há cinco partidas, o Esquadrão briga na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro e é o atual quarto colocado, com 24 pontos — mais que o dobro do que tem o Fortaleza. Na elite nacional, inclusive, o Tricolor chega para enfrentar o Leão do Pici vindo de três triunfos seguidos, o que reforça a boa fase. Na semana passada, as equipes se enfrentaram pelas quartas de final da Copa do Nordeste, em jogo único e eliminatório, vencido pelo Esquadrão por 2 a 1.

Do lado do Fortaleza, a lista de ausências é considerável: os goleiros João Ricardo e Brenno, os zagueiros Gustavo Mancha e David Luiz, o lateral-esquerdo Bruno Pacheco e o atacante Moisés. O goleiro Vinícius Silvestre, o lateral-esquerdo Weverson, o ponta Herrera e o centroavante Bareiro estão aptos para estrear.

Na terça-feira passada, o técnico Rogério Ceni optou por poupar boa parte de seus principais jogadores na partida contra o América de Cali-COL, pelos playoffs da Copa Sul-Americana, disputada na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). Para o confronto na Capital, o comandante tem uma dúvida importante: Willian José, artilheiro do time em 2025, viajou, mas trata uma torção no tornozelo.

Além do centroavante, o meio-campista Jean Lucas está suspenso. O zagueiro Kanu e os volantes Erick e Rezende, lesionados, também estão fora do jogo. 

Fortaleza x Bahia: ficha técnica

Fortaleza

4-3-3: Vinicius Silvestre; Tinga, Kuscevic, Gastón Ávila e Diogo Barbosa; Lucas Sasha, Matheus Pereira e Pochettino; Marinho (Herrera), Adam Bareiro e Breno Lopes. Téc: Renato Paiva

Bahia

4-3-3: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Michel Araújo e Everton Ribeiro; Ademir, Erick Pulga e Lucho Rodríguez. Téc: Rogério Ceni

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 19/7/2025
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Transmissão: Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, Youtube O POVO e Esportes O POVO, e Premiere

O que você achou desse conteúdo?