No jogo que marcará o início da “Era Paiva” no Pici, o Fortaleza recebe o Bahia na Arena Castelão, na Capital, neste sábado, 18, às 16 horas, em clássico regional válido pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Pressionado, o Leão do Pici precisa vencer a todo custo para amenizar a situação na tabela, onde atualmente ocupa a vice-lanterna, com apenas dez pontos somados.
Na beira do campo, o Tricolor terá a estreia do técnico português Renato Paiva, ex-Botafogo. A missão do novo comandante contra o Esquadrão não é fácil: foram dois dias de treinamento com o elenco, que passa por uma crise técnica prolongada e acumula nove jogos sem vitória, sendo cinco derrotas consecutivas no Brasileirão.
Para terminar a rodada fora do Z-4, o Fortaleza precisa, obrigatoriamente, vencer o Bahia e ainda torcer para tropeços de rivais. Na combinação necessária, o Juventude-RS (18º), que visita o Cruzeiro-MG, e o Vitória-BA (17º), que recebe o RB Bragantino-SP, precisam ao menos empatar, enquanto o São Paulo (16º) tem de perder para o clássico contra o Corinthians-SP no Morumbi.
“Em relação ao Bahia, eu conheço muito bem. Joguei contra eles pelo Botafogo. É uma equipe muito bem treinada pelo Rogério Ceni, com um elenco de qualidade e com várias opções. É um clássico, e os jogadores precisam entender que, se existe um momento bom para mudar a ficha, o momento é esse. Portanto, é isso que vamos tentar fazer nesses dois dias: resgatar aquilo de bom que eles (o elenco) têm, para que amanhã entrem em campo e compitam”, disse Renato Paiva em sua apresentação.
O adversário do time cearense vive um momento oposto na temporada. Invicto há cinco partidas, o Esquadrão briga na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro e é o atual quarto colocado, com 24 pontos — mais que o dobro do que tem o Fortaleza. Na elite nacional, inclusive, o Tricolor chega para enfrentar o Leão do Pici vindo de três triunfos seguidos, o que reforça a boa fase. Na semana passada, as equipes se enfrentaram pelas quartas de final da Copa do Nordeste, em jogo único e eliminatório, vencido pelo Esquadrão por 2 a 1.
Do lado do Fortaleza, a lista de ausências é considerável: os goleiros João Ricardo e Brenno, os zagueiros Gustavo Mancha e David Luiz, o lateral-esquerdo Bruno Pacheco e o atacante Moisés. O goleiro Vinícius Silvestre, o lateral-esquerdo Weverson, o ponta Herrera e o centroavante Bareiro estão aptos para estrear.
Na terça-feira passada, o técnico Rogério Ceni optou por poupar boa parte de seus principais jogadores na partida contra o América de Cali-COL, pelos playoffs da Copa Sul-Americana, disputada na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). Para o confronto na Capital, o comandante tem uma dúvida importante: Willian José, artilheiro do time em 2025, viajou, mas trata uma torção no tornozelo.
Além do centroavante, o meio-campista Jean Lucas está suspenso. O zagueiro Kanu e os volantes Erick e Rezende, lesionados, também estão fora do jogo.
Fortaleza
4-3-3: Vinicius Silvestre; Tinga, Kuscevic, Gastón Ávila e Diogo Barbosa; Lucas Sasha, Matheus Pereira e Pochettino; Marinho (Herrera), Adam Bareiro e Breno Lopes. Téc: Renato Paiva
Bahia
4-3-3: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Michel Araújo e Everton Ribeiro; Ademir, Erick Pulga e Lucho Rodríguez. Téc: Rogério Ceni
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 19/7/2025
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Transmissão: Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, Youtube O POVO e Esportes O POVO, e Premiere