Logo O POVO+
Em jogo da permanência, Ceará recebe Palmeiras no Castelão lotado
Comentar
Esportes

Em jogo da permanência, Ceará recebe Palmeiras no Castelão lotado

Times se enfrentarão neste domingo, 7, na Arena Castelão, em duelo válido pela 38ª rodada do certame nacional
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
Dieguinho e Flaco López disputam lance no jogo Palmeiras x Ceará, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro Série A 2025 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Foto: Cesar Greco/Palmeiras Dieguinho e Flaco López disputam lance no jogo Palmeiras x Ceará, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro Série A 2025

Em clima de decisão, o Ceará recebe o Palmeiras hoje, 7, na Arena Castelão, em Fortaleza,, às 16 horas (horário de Brasília), em confronto da 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Pressionado pelo resultado positivo para eliminar qualquer chance de rebaixamento, a equipe alvinegra, que é a 15ª colocada com 43 pontos, trata o duelo ante o Alviverde como uma "final". Isso porque, em caso de vitória, o clube estará matematicamente garantido na próxima edição do Brasileirão e, de quebra, ainda pode carimbar vaga na Sul-Americana.

Já se o placar terminar empatado, o Vovô precisará torcer por ao menos uma das seguintes combinações: derrota do Santos, não vitória do Fortaleza ou tropeço do Vitória. No pior cenário, com derrota, a situação se torna mais delicada, exigindo ao menos dois resultados paralelos favoráveis, como derrota do Fortaleza, empate ou derrota do Vitória e tropeço do Internacional.

Ciente da importância do duelo, o zagueiro e capitão Willian Machado ressaltou que o grupo tem que estar "mobilizado" para alcançar o grande objetivo do ano. Ao todo, mais de 50 mil torcedores vão apoiar a equipe nas arquibancadas. 

"Temos que estar muito mobilizados. Não temos mais margem e nem jogo futuro, é esse jogo, são esses 90 minutos que temos. Temos mais uma oportunidade de deixar tudo que passou para trás e focar nos três pontos [...] Estamos na nossa casa, ao lado do nosso torcedor, que vai fazer seu papel como sempre faz. Vai ser uma atmosfera muito boa para a gente desenvolver. É uma final para nós, estamos tratando assim", comentou em entrevista coletiva na sexta-feira, 5.

Para o confronto, o Vovô terá quase toda a força máxima disponível. Sem suspensos, a única dúvida de Léo Condé é o atacante Pedro Henrique, que realizou tratamento durante a semana após desconforto muscular.

Do outro lado, o time comandado por Abel Ferreira chega ao confronto para cumprir tabela. Sem chance de ser alcançado pelo terceiro colocado, Cruzeiro, e com a certeza do vice-campeonato, o Verdão decidiu antecipar férias para alguns titulares, como Gustavo Gómez, Murilo, Andreas Pereira e Vitor Roque.

Com isso, o quarteto não viajou para a capital cearense e está fora do confronto. Além deles, o lateral-esquerdo Piquerez e e o meio-campista Raphael Veiga também não enfrentarão o Vovô devido suspensão. O primeiro foi expulso contra o Atlético-MG, no meio de semana, enquanto o camisa 23 completou a série de três cartões amarelos.

Outros desfalques do clube paulista para o jogo são Weverton, Lucas Evangelista, Paulinho, Felipe Anderson e Emiliano Martínez. Eles seguem em recuperação de suas lesões junto ao departamento médico.

Diante do cenário, o técnico português vai escalar uma equipe alternativa para encarar o Vovô no último compromisso da temporada.

Na história, Ceará e Palmeiras se enfrentaram em 36 jogos oficiais, com 22 vitórias do Alviverde, dez empates e seis triunfos do Vovô, de acordo com o site oGol. Neste ano, os times mediram forças em três oportunidades, que terminaram com vitórias paulistas. Agora, é a hora do Alvinegro reverter o cenário e carimbar seu nome na elite por mais um ano.

Ceará x Palmeiras: ficha técnica

Ceará

4-3-3: Bruno Ferreira; Fabiano, Marcos Victor, Willian Machado e Matheus Bahia; Vinícius Zanocelo, Dieguinho e Mugni; Fernandinho, Pedro Raul e Galeano. Téc: Léo Condé

Palmeiras

4-3-3: Carlos Miguel, Khellven, Benedetti, Micael e Jefté; Bruno Fuchs, Aníbal Moreno e Mauricio; Allan, Sosa e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 7/12/2025
Horário: 16 horas
Árbitro: Bruno Arleu De Araujo/RJ
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa/RJ e Thiago Henrique Neto Correa Farinh/RJ
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira/SC
Transmissão: Record, Cazé TV, Premiere, Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, YouTube e Facebook O POVO

O que você achou desse conteúdo?