Logo O POVO+
Brasil passa a ter idade mínima para aposentadoria
Farol

Brasil passa a ter idade mínima para aposentadoria

|REFORMA DA PREVIDÊNCIA|
Edição Impressa
Tipo Notícia
Plenário do Senado Federal durante votação da reforma (Foto: Roque de Sá/Agência Brasil)
Foto: Roque de Sá/Agência Brasil Plenário do Senado Federal durante votação da reforma

Após anos de tentativas empreendidas por diferentes governos, o Senado aprovou ontem o texto-base da reforma da Previdência, que altera de forma profunda as regras de aposentadoria do Brasil. A adoção de uma idade mínima, considerada a principal mudança, retira o País de um grupo pequeno de nações que ainda permite a concessão do benefício considerando apenas o tempo de contribuição.

A votação do texto-base em segundo turno no Senado teve 60 votos a favor e 19 contra e garante uma economia de R$ 800,3 bilhões em dez anos. Ficou para hoje a votação de duas sugestões de mudanças, que podem reduzir a economia em R$ 76,5 bilhões. Segundo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a reforma deve ser promulgada em dez dias, quando passará efetivamente a valer.

Virada a página das regras de aposentadoria, o governo do presidente Jair Bolsonaro vai se concentrar até o fim do ano em aprovar medidas que complementam o ajuste das contas públicas, a maior parte delas voltadas para redução de gastos com pessoal. (AE)

O que você achou desse conteúdo?