Logo O POVO+
Trump anuncia plano de paz para Oriente Médio
Farol

Trump anuncia plano de paz para Oriente Médio

| PALESTINA NÃO PARTICIPOU | Presidente insiste em Jerusalém indivisível
Edição Impressa
Tipo Notícia

Donald Trump anunciou ontem um plano de paz para o Oriente Médio imediatamente rejeitado pelos palestinos. Em discurso na Casa Branca, ao lado do premiê israelense, Binyamin Netanyahu, propôs dar quase tudo o que Israel sempre reivindicou, ao reconhecer assentamentos judeus na Cisjordânia e prever a anexação do Vale do Jordão. Em troca, prometeu apoiar a criação de um "Estado palestino com soberania limitada".

"Minha visão é uma oportunidade em que todos ganham. Uma solução realista de dois Estados, que resolve a questão do risco que um Estado palestino oferece à segurança de Israel", disse. "O acordo de paz com Trump fará história", respondeu Netanyahu. Nenhum representante palestino esteve presente.

Tanto Mahmoud Abbas, chefe da Autoridade Palestina (AP), que administra a Cisjordânia, como Ismail Haniyeh, comandante do Hamas, que controla Gaza, rejeitaram a proposta.

Pelo plano de Trump, que ele chamou de o "Acordo do Século", Jerusalém seria controlada por Israel, incluindo a parte oriental, que é reivindicada pelos palestinos. O presidente americano, no entanto, de maneira confusa, prometeu montar uma embaixada dos EUA na futura Palestina em Jerusalém Oriental, caso a transição ocorra de maneira pacífica, mas sem explicar como isso seria compatível com a soberania israelense da cidade.

Se os palestinos aceitarem a oferta, Trump prometeu investimentos de US$ 50 bilhões em dez anos para construir um Estado.

O acordo também não foi bem recebido por ex-negociadores, que citaram o fato de o anúncio ter sido feito por um presidente que enfrenta um impeachment e um premiê indiciado por corrupção, que precisa de apoio para se manter no cargo após as eleições israelenses de março.(AE)

SENADO

A partir de hoje, os senadores terão três dias para fazer perguntas para representantes da acusação e da defesa de Trump. Na sexta, haverá um voto para decidir se convocarão testemunhas

O que você achou desse conteúdo?