Logo O POVO+
Primeira vacinada em Manaus é uma enfermeira indígena
Farol

Primeira vacinada em Manaus é uma enfermeira indígena

Vanda Ortega é da etnia Witoto. Em razão das vulnerabilidades e dificuldades no atendimento, os indígenas estão entre os grupos prioritários para a vacinação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A enfermeira indígena de Witoto Vanda Ortega é vista exibindo seu certificado de vacina após se tornar a primeira pessoa a ser inoculada com a vacina CoronaVac da Sinovac Biotech contra Covid-19 em Manaus, Amazonas, Brasil (Foto: Marcio JAMES / AFP)
Foto: Marcio JAMES / AFP A enfermeira indígena de Witoto Vanda Ortega é vista exibindo seu certificado de vacina após se tornar a primeira pessoa a ser inoculada com a vacina CoronaVac da Sinovac Biotech contra Covid-19 em Manaus, Amazonas, Brasil

Em meio a crise de insumos hospitalares que vive, o Amazonas vacinou a primeira pessoa contra Covid-19. O início da imunização na capital do Estado, Manaus, aconteceu com a vacinação de uma profissional de enfermagem de origem indígena. Vanda Ortega, atuante no Parque das Tribos, bairro que reúne diversas etnias na cidade, foi vacinada com dose do imunizante do primeiro lote de Coronavac distribuído entre os estados. 

Vanda Ortega é da etnia Witoto. Em razão das vulnerabilidades e dificuldades no atendimento, os indígenas estão entre os grupos prioritários para a vacinação.

"Viva os povos indigenas desse pais! Que todos os povos indígenas sejam vacinados! Essa vacina representa muito para os povos indígenas", disse Vanda. "Não era para a gente estar aqui, porque nós temos quatro parentes sendo encaminhados agora para as UPAs", completou a técnica de enfermagem.

O que você achou desse conteúdo?