Logo O POVO+
Câmara dos Deputados atirou Daniel Silveira na cova dos leões
Farol

Câmara dos Deputados atirou Daniel Silveira na cova dos leões

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rio de Janeiro em 17 de janeiro de 2020, Deputado federal Daniel Silveira (PSL) chega ao IML do Rio de Janeiro (RJ) nesta quarta-feira (17) para fazer exame de corpo de delito. O ministro do STF Alexandre de Moraes expediu uma ordem de prisão em flagrante contra o deputado depois que ele divulgou um vídeo no qual faz ameaças e ataques a ministros da corte. (Foto BETINHO CASAS NOVAS / AE) (Foto: BETINHO CASAS NOVAS / AE)
Foto: BETINHO CASAS NOVAS / AE Rio de Janeiro em 17 de janeiro de 2020, Deputado federal Daniel Silveira (PSL) chega ao IML do Rio de Janeiro (RJ) nesta quarta-feira (17) para fazer exame de corpo de delito. O ministro do STF Alexandre de Moraes expediu uma ordem de prisão em flagrante contra o deputado depois que ele divulgou um vídeo no qual faz ameaças e ataques a ministros da corte. (Foto BETINHO CASAS NOVAS / AE)

LIMITES Não há dúvida de que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) foi jogado à cova dos leões por uma união conjuntural entre partidos do centrão e da esquerda em torno do mesmo objetivo: estabelecer limites além dos quais o episódio se enquadra. Foi um ataque, mas também uma defesa. E menos uma demonstração de força de Jair Bolsonaro (sem partido) do que de sua absoluta dependência de siglas como PP e outras situadas nesse gelatinoso campo político onde reina o presidente da Câmara, Arthur Lira (AL). A prisão do pesselista foi mantida por uma combinação de fatores, que dizem respeito ao jogo dentro do Legislativo e fora dele. O primeiro foi naturalmente a pressão do Judiciário, com o qual Lira não pretende se indispor tão cedo, ele mesmo alvo de inquéritos no Supremo, assim como outras figuras de seu entorno. Há mais elementos, porém, como a gravidade em si do bestiário despejado por Silveira contra ministros do STF, num comportamento delituoso e reiterado. O excesso e a repetição das ameaças produziram o raro consenso de que o caso merecia tratamento exemplar. Lira, malandramente, o fez passar como "uma excepcionalidade" ou "ponto fora da curva", nas suas palavras. Era um recado muito claro, e o placar superlativo o enfatiza, aos próprios deputados, mas também a Bolsonaro, de que essa guerra interinstitucional, que tem demarcado os dois anos de governo, não será uma prioridade da gestão do parlamentar do PP. Entre o bolsonarismo hidrófobo e as benesses do poder, o centrão não pensará duas vezes antes de atirar o próximo valentão à fogueira - ou ao impeachment, como já mostrou que sabe fazer.

 

O que você achou desse conteúdo?