Logo O POVO+
Deputado federal Pedro Bezerra cogita deixar PTB
Farol

Deputado federal Pedro Bezerra cogita deixar PTB

| Câmara| Deputado federal cearense avalia deixar o PTB caso seja afastado da presidência estadual do partido, conforme ameaçou o presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Deputado federal Pedro Bezerra (PTB-CE) (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)
Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados Deputado federal Pedro Bezerra (PTB-CE)

Após sinalização de destituição da presidência do PTB no Ceará, o deputado federal Pedro Bezerra afirmou ontem não descartar a possibilidade de sair do partido caso a medida seja tomada.

Nessa sexta-feira, 19, o presidente nacional da sigla, ex-deputado Roberto Jefferson, anunciou que deve tomar a decisão após o correligionário cearense ter votado favorável à prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ).

"Tomei conhecimento pelas redes sociais, não recebi nenhuma mensagem. Ficou claro que não tenho o perfil de parlamentar que ele quer dentro do partido. Se isso se efetivar (destituição), eu não vou excluir a possibilidade de sair", avalia Pedro.

O dirigente estadual do partido afirma que ainda não foi comunicado diretamente por Jefferson da possível destituição.

Em tom crítico ao presidente nacional da legenda, o petebista alega ter sofrido censura ao ser impedido de "exercer a livre atividade parlamentar". "Ele briga com todos para garantir a liberdade do rapaz (Daniel Silveira) e me pune por exercer a minha opinião", destaca o deputado.

A reportagem não conseguiu contato com Jefferson. Nas redes sociais, o presidente classificou a decisão da Câmara como a confirmação de que "todos os poderes da República foram usurpados pela ditadura de toga".

O deputado Pedro Lucas (PTB-MA) também pode perder o cargo. Outros nove deputados do partido que estiveram na votação foram contrários à prisão de Silveira.

Preso na última terça-feira, 16, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, após divulgação de vídeo atacando o Supremo, o deputado pesselista chegou a ser convidado por Jefferson a integrar o PTB.

Além do Republicanos, outros 16 partidos orientaram votação para manter prisão de Daniel Silveira, dentre eles o PT, PL, PP, PSD, MDB, PSDB, DEM, PSB, PDT, Solidariedade, Psol, Cidadania, PCdoB, Avante, PV e Rede.

Quatro siglas orientaram suas bancadas a votar para soltar o parlamentar (PSL, PTB, PSC e Novo). Três legendas - Pros, Podemos e Patriota - liberaram suas bancadas alegando que não houve consenso interno.

A prisão de Silveira também motivou o deputado estadual André Fernandes (Republicanos) a questionar a decisão partidária. Na última quinta, 18, o parlamentar, aliado de Bolsonaro no Ceará, ameaçou deixar o partido caso a legenda na Câmara seguisse orientação para manter a prisão de Silveira.

Até o momento, mesmo após a confirmação da decisão, Fernandes não se manifestou sobreo o assunto.

 

O que você achou desse conteúdo?