Logo O POVO+
Governo inaugura Areninhas em Cariré, General Sampaio, Jaguaretama, Jati e Paraipaba
Farol

Governo inaugura Areninhas em Cariré, General Sampaio, Jaguaretama, Jati e Paraipaba

Com a entrega, chega a 217 o número de equipamentos voltados para o esporte e para a formação cidadã. O investimento foi R$ 1,1 milhão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O equipamento tem formato de campo de jogo society (Foto: Governo do Ceará/Reprodução)
Foto: Governo do Ceará/Reprodução O equipamento tem formato de campo de jogo society

O Governo do Ceará inaugurou mais cinco Areninhas na tarde desta segunda-feira, 2, nas cidade de Cariré, General Sampaio, Jaguaretama, Jati e Paraipaba. O Estado totaliza 217 Areninhas em funcionamento, sendo 131 delas no Interior e outras 86 na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Durante o evento de inauguração, transmitido pelas redes sociais, esteve presente o governador Camilo Santana e o secretário de Planejamento e Gestão, Mauro Filho.

Também estiveram presentes na inauguração o secretário executivo do Esporte e Juventude, Will Almeida, e também os deputados estaduais Zezinho Albuquerque, Tim Gomes, Rafael Branco e Walter Cavalcante. Em discurso, Camilo Santana ressaltou o impacto do projeto. “O projeto das Areninhas é a maior política pública de esporte do País, que iniciou em Fortaleza e ganhou todo o Estado, e assim nos tornamos exemplo como um projeto de transformação social através do esporte para outros estados do Brasil”, declarou.

Areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, bancos de reserva, acessos pavimentados e torres de iluminação. De acordo com o governo, os cinco equipamentos totalizam um investimento de R$ 1.188.728,25.

Parceria 

Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias como a do Esporte e Juventude (Sejuv), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv. Mais 62 Areninhas estão em vias de serem inauguradas, 28 estão em obras, e outras 300 em processo de licitação ou contratação.

FutPaz 

Ao final da transmissão, Camilo mencionou FutPaz, projeto que tem como objetivo desenvolvimento social e promoção da cultura de paz no esporte, com intuito de promover o acesso de crianças e jovens ao futebol e descobrir talentos. “O FutPaz é uma forma de garantir que essa meninada esteja nas Areninhas, acompanhada por monitores, ídolos do futebol cearenses. Na Capital temos parceria com os clubes de futebol Ceará, Fortaleza e Ferroviário, e em breve lançaremos a versão do Interior em Juazeiro do Norte, com os times do Icasa e o Juazeiro”, antecipou o governador.

As pré-inscrições do Futpaz seguem até 6 de agosto, pela internet. Segundo o Governo do Estado, nesta primeira fase, o projeto vai beneficiar 2.400 crianças com idade de 7 a 12 anos, com aulas práticas duas vezes por semana em 24 núcleos instalados em Areninhas esportivas da Capital.

O que você achou desse conteúdo?