Logo O POVO+
Jogos Paralímpicos são chance de "superar" o capacitismo
Foto de André Bloc
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formado na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi repórter do Vida&Arte, redator de Primeira Página e, desde 2018, é editor de Esportes. Trabalhou na cobertura das copas do Mundo (2014) e das Confederações (2013), e organizou a de 2018. Atualmente, é editor-chefe de Cidades do O POVO. Assinou coluna sobre cultura pop no Buchicho, sobre cinema no Vida&Arte e, atualmente, assumiu espaço sobre diversidade sexual e, agora, escreve sobre a inserção de minorias (com enfoque na população LGBTQ+) no meio esportivo no Esportes O POVO. Twitter: @andrebloc

André Bloc esportes

Jogos Paralímpicos são chance de "superar" o capacitismo

As Paralimpíadas terminam com desempenho recorde dos atletas brasileiros e a oportunidade de ver a realidade de superesportistas, sem fantasia ou coitadismo
Tipo Análise
Gabrielzinho garante 2º ouro na Paralimpíada, agora nos 50m costas (Foto: )
Foto: Gabrielzinho garante 2º ouro na Paralimpíada, agora nos 50m costas

ESPORTES. A Olimpíada veio e foi, com recordes para o Brasil. Agora, os Jogos Paralímpicos de Tóquio chegaram ao capítulo final, com marcas ainda mais significativas para o esporte nacional. A oportunidade que não podemos perder é mostrar a dimensão que os eventos trazem para atletas de elite, tanto os sem, quanto os com deficiência.

A Olimpíada precisa se impor no imaginário brasileiro, por vezes povoado por futebol e nada mais. A Paralimpíada tem um desafio extra. É menos cobertura, menos visibilidade, menos investimento, ainda que os resultados sejam mais significativos e as histórias tanto ou mais emocionantes.

Jogos Paralímpicos são a lembrança de que pessoas com deficiência existem. É verdade, chegam a 25% da população brasileira, segundo o IBGE, ainda que muitos prefiram ignorar. E, para além da felicidade dos recordes, precisamos comemorar o início da superação do discurso da "superação".

Porque a partir do momento que você pinta um esportista campeão como um "coitadinho" que precisou superar percalços, vocês está sendo capacitista. Estamos falando de atletas — de superatletas, que atingiram o ápice de uma modalidade. A deficiência de uma pessoa nem a rebaixa, nem a exalta. É parte de quem se é.

Paralimpíada é um grito conjunto. É uma minoria — ou ainda dezenas de minorias — se unindo em prol de causas. Um ideal de justiça social, paridade de tratamento, igualdade de oportunidades.

Temos a chance de ver, ao vivo, na televisão, centenas de pessoas com deficiência, como não são retratados em filmes, séries ou novelas.

Foto do André Bloc

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?