Logo O POVO+
Monkeypox e o que aprendemos (ou não) com as emergências em saúde
Farol

Monkeypox e o que aprendemos (ou não) com as emergências em saúde

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Imagem de apoio ilustrativo. O sintoma mais frequência é a erupção na pele (Foto: MARINADEMIDIUK/Adobe Stock)
Foto: MARINADEMIDIUK/Adobe Stock Imagem de apoio ilustrativo. O sintoma mais frequência é a erupção na pele

.

SAÚDE. Quase dois meses após o primeiro registro, o Brasil já confirmou mais de 2 mil casos da varíola dos macacos. Mas só há pouco mais de uma semana foi criado o Centro de Operação de Emergências para Monkeypox. Depois do que passou nos anos mais críticos da pandemia da Covid-19 (2020 e 2021) — que ainda perdura —, a população tende a comparar os cenários. São extremamente diferentes. O Monkeypox é menos transmissível do que o Sars-CoV-2.

Contudo, podemos tirar alguns ensinamentos. Em um surto, temos que correr contra o tempo. A busca da solução posta pela ciência deve ser prioridade. Outra diferença gigantesca, e positiva, é que já há uma vacina. Mas o contexto demanda articulação intensa para aquisição dos imunizantes. Há algumas semanas, a líder técnica da OMS para a doença, Rosamund Lewis, alertou sobre a situação no Brasil, destacando a oferta de testes.

Os esforços contra doenças infecciosas também devem ser ancorados em uma comunicação clara e precisa. É importante afastar estigmas que geram mais preconceito e podem prejudicar o diagnóstico, como aprendemos (ou não) com o HIV/Aids.

Não obstante a maioria dos casos — até agora — ter sido identificada em homens que fazem sexo com homens (HSH), qualquer pessoa pode ser infectada. Em São Paulo, por exemplo, há cinco casos confirmados em crianças de até nove anos. A História está aí para nos ensinar a não repetir os mesmos erros.

LEIA TAMBÉM | 

Estigma a respeito da transmissão da Monkeypox prejudica enfrentamento

Varíola dos macacos: quais os riscos em crianças e como protegê-las

Ceará emite nota de alerta para varíola dos macacos 

O que você achou desse conteúdo?