A avenida Presidente Costa e Silva (Perimetral) será a próxima via de Fortaleza a receber a Faixa Azul, espaço preferencial para motocicletas. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a implantação da sinalização delimitadora começa ainda neste mês de novembro.
A nova faixa terá 4 quilômetros de extensão em cada sentido, no trecho que vai da Avenida Juscelino Kubitschek até a Avenida Godofredo Maciel.
LEIA TAMBÉM | Veja o que motociclistas e motoristas acham da primeira motofaixa de Fortaleza
A "motofaixa" da avenida Perimetral será a segunda a ser implantada em Fortaleza. A primeira foi instalada na avenida Humberto Monte, no trecho entre as ruas José de Pontes e Rio Grande do Sul.
A implantação da Faixa Azul na via teve início em 20 de outubro e foi concluída na quarta-feira, 12, com a finalização da instalação das tachinhas delimitadoras.
De acordo com Inês Chaves, agente educadora de trânsito da AMC, a implantação da Faixa Azul para motocicletas na Humberto Monte está sendo acompanhada por uma ação educativa voltada à conscientização dos condutores.
“Estamos levando orientações para todos os condutores que passam por lá — tanto motociclistas quanto motoristas de automóveis. Nosso objetivo é promover um trânsito mais seguro e harmonioso”, explica.
Durante as ações, que ocorrem no período da manhã, os educadores utilizam faixas e banners para chamar a atenção dos condutores.
“Quando o semáforo fica vermelho, abordamos os condutores e estendemos uma faixa azul informando que ali existe a Faixa Azul. Assim, os motoristas ficam atentos e os motociclistas entendem que podem permanecer nela de forma preferencial, caso queiram”, detalha Inês.
De acordo com a AMC, a ação educativa permanecerá por tempo indeterminado, até que todos os condutores estejam plenamente conscientes sobre o funcionamento da Faixa Azul. A agente ressalta ainda que os motoristas precisam redobrar o cuidado ao mudar de faixa, já que pode haver motociclistas trafegando na área preferencial.
Rony Silva, vice-presidente da Associação dos motoboys trabalhadores por aplicativo e similares do Estado do Ceará (Amot-CE), ressalta que a categoria tem avaliado como muito positiva a implantação da faixa.
“Houve poucas reclamações [por parte dos motociclistas]. No horário de pico, o 'corredor' que é usado diariamente pelos motociclistas passa a ser oficializado pela Faixa Azul, um ambiente livre de apertos e disputa de espaço com carros”.
Ele ainda destaca que agora, após a implantação das tachinhas de sinalização, os motoristas devem ter mais atenção ao mudar de faixa. “Já que não poderá mais alegar que ‘não sabia’ ou ‘não viu”, diz.
Além da avenida Perimetral, a avenida Santos Dumont também está prevista para receber a motofaixa, ainda sem data definida para a implantação.
LEIA TAMBÉM | Fortaleza elabora projeto para regulamentar motos por aplicativo
Segundo a AMC, as avenidas escolhidas para receber a Faixa Azul são aquelas que já possuem controle de tráfego, com velocidade máxima de 50 km/h. Outro critério considerado é a largura das vias, já que avenidas mais amplas podem ser adaptadas sem comprometer o fluxo dos demais veículos.
O principal objetivo da iniciativa, conforme explica o órgão, é organizar o trânsito e reduzir conflitos entre carros e motocicletas.