Logo O POVO+
Concurso gratuito vai conectar startups às grandes corporações
Mercado

Concurso gratuito vai conectar startups às grandes corporações

As inscrições para seleção organizada pela Amcham Brasil, com apoio da aceleradora Casa Azul Ventures, vão até o próximo dia 9
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Aplicativo Mercadapp (Foto: PRISCILA SMITHS/ESPECIAL PARA O POVO)
Foto: PRISCILA SMITHS/ESPECIAL PARA O POVO Aplicativo Mercadapp

A pandemia trouxe muitos desafios para o ambiente de negócios. Para reduzir distâncias e estimular a inovação no País, a Amcham Brasil, com apoio da aceleradora Casa Azul Ventures, está realizando uma competição nacional, a Amcham Arena, que vai conectar startups em estágio operacional, ou seja, com produtos e serviços já em circulação, com grandes empresas. As seis startups melhor avaliadas participarão de um evento de apresentação de seus negócios para multinacionais que podem impulsionar estas soluções no mercado.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o próximo dia 9 pelo site da Arena Amcham (dbarena.amcham.com.br/inscreva-sua-startup). Podem participar da competição startups de todo o território brasileiro.

Frederico Sampaio, analista de Produtos e Serviços da Amcham Fortaleza, explica que a pandemia tem sido uma prova de fogo para a sobrevivência das empresas. E é neste contexto que o concurso ganha ainda mais relevância por trazer, por um lado, maior visibilidade ao que está sendo produzido pelas startups, mas também ajudar empresas tradicionais em seu processo de renovação. "O objetivo do concurso é unir as pontas do ecossistema, aproximando este mercado mais tradicional da inovação".

O concurso é realizado em cinco etapas. Na primeira, as startups serão avaliadas na plataforma do concurso pela base de associados da Amcham Brasil (cinco mil empresas e mais de 90 mil empresários) e por uma banca de especialistas, composta por jurados de grandes empresas. A nota dos jurados (75%) será somada a do público (25%).

Em setembro, serão realizadas mais duas etapas em paralelo. Uma é a final local por segmento de atuação, que vai filtrar os vencedores em oito temáticas: finanças; cadeia do varejo; cadeia da indústria; saúde e bem-estar; agrobusiness, meio ambiente e sustentabilidade; construbusiness, mobilidade e smart cities; serviços; e GovTech.

E a outra é a etapa regional que vai eleger, pelo voto popular, online, as cinco melhores startups de cada cidade de atuação da Amcham (Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Goiânia, Salvador, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo e Uberlândia).

Os vencedores, tanto da regional, como por segmento de atuação, irão para a semifinal nacional. As seis melhores notas seguirão para a final nacional, que acontecerá em um evento digital de onde será escolhido o grande vencedor.

Também será concedido patrocínio no valor de R$ 10 mil e mais um ano de associação com a Amcham para as startups que vencerem as etapas locais e de R$ 50 mil para as escolhidas na etapa regional.

Para a coordenadora de negócios da Casa Azul Ventures, Sueleny Caetano, a competição tem potencial de fortalecer o ecossistema de startups no País, promover conexões e gerar oportunidades a todos os agentes do mercado. "Neste ano, estamos com ótimas expectativas nas startups que irão concorrer", afirma.

O concurso está em sua segunda edição. No ano passado, foram cerca de 800 inscrições. Da etapa Fortaleza, a Mercadapp, startup acelerada pela Casa Azul, consagrou-se como vencedora. A grande campeã foi a de biotecnologia Biosolvit.

 

Serviço

Concurso Amcham Arena 2020

Inscrições: gratuitas até o dia 9/8/2020

Inscrição: dbarena.amcham.com.br/inscreva-sua-startup

Mais informações: arena@amchambrasil.com.br

Site da Amcham Brasil: (amcham.com.br)

 

O que você achou desse conteúdo?