Logo O POVO+
Área da saúde foca em comunicar bem-estar durante a pandemia
Mercado

Área da saúde foca em comunicar bem-estar durante a pandemia

Marketing no setor de saúde privada no Ceará foca em campanhas que destacam a importância de um estilo de vida saudável
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A comunicação no setor de saúde foi bastante demandada durante esse período de pandemia. Seja pela ênfase em conteúdos relacionados à conscientização do público, seja por iniciativas mais pontuais, o período exigiu melhor desenvolvimento da área de comunicação.

Um dos focos principais, até mesmo antes da pandemia, entre as principais empresas privadas do Estado, era na ideia de cuidado por meio de hábitos saudáveis no dia a dia. Foco já estava em campanhas que destacassem a importância de um estilo de vida positivo.

De acordo com o consultor da SIS Consultoria e especialista em Gestão de Negócios para a Área da Saúde, Éber Feltrin, há novas tendências a serem adotadas, que vão além da qualidade técnica dos profissionais de clínicas, consultórios e hospitais e passam a ser também sobre como esses locais são vistos pelos possíveis clientes e de quais facilidades, e vantagens, são possíveis proporcionar. "O marketing é uma forma de aparecer e ser lembrado na mente dos consumidores e a visibilidade geralmente é positiva".

Pensando nessa premissa, o presidente da Unimed Ceará e diretor de Mercado e Marketing da Unimed Brasil, Darival Bringel de Olinda, destaca que "as campanhas têm se humanizado" mais, com foco na saúde preventiva, falando menos das dores da doença e mais dos benefícios de uma vida saudável.

Como exemplo, a campanha institucional mais recente da Unimed Ceará é chamada "Ressignifique a Vida", em que a ideia é destacar os recomeços que a pandemia representou para todos, "possibilitando novos hábitos, novos conceitos e um novo estilo de vida". "Hoje sabemos que tudo pode ficar para depois, menos a saúde", diz a campanha, lançada em julho, no período em que completou 35 anos de fundação no Estado.

Durante a pandemia, as operadoras de saúde da Capital foram mais pressionadas e, segundo a gerente de Comunicação de Marketing da Unimed Fortaleza, Mariana Matos, além do maior aparato de profissionais necessários - somente durante o período foram realizadas 300 contratações temporárias - ampliou ainda o papel do setor da cooperativa de saúde.

O trabalho se voltou para reforçar a percepção de confiança e segurança na marca, destacando o esforço da Unimed Fortaleza em aumentar a capacidade de atendimento e segurança nos processos.

"A nossa comunicação tem tido um papel importante não só para os nossos clientes, mas para a sociedade como um todo. Em um momento em que muito pouco se sabia sobre esse vírus e a doença, a Unimed Fortaleza se posicionou como uma autoridade no assunto, apresentando com transparência os números e a curva da pandemia dentro da sua carteira de clientes, bem como informações sobre sintomas, cuidados e prevenção para que todas as pessoas soubessem como se proteger", ressalta.

Esse trabalho de comunicação e serviço de informações da doença incentivou a criação de hotsite com orientações sobre a Covid-19 (unimedfortaleza.com.br/coronavirus), um programa semanal com a temática, o Informe Unimed Fortaleza, no Instagram, além de outras iniciativas.

"Em um mundo tão veloz, com uma quantidade inimaginável de informação na palma de nossas mãos, a comunicação tem um importante papel para ganhar a atenção do público. O conteúdo é capaz de gerar experiência com a marca, buscando construir um relacionamento de confiança para tornar a Unimed Fortaleza a maior autoridade em saúde para a sociedade", diz.

Já a diretora de marketing do Hapvida, Simone Varela, diz que a operadora atentou para a oportunidade de estar mais perto das pessoas, por conta do clamor por informação na saúde. Segundo ela, a empresa investiu em atividades cotidianas para estimular as pessoas a permanecer em casa e na difusão de informações.

Ela conta que foi criado um boletim sobre a Covid-19. Ele segue, todo dia, com informações sobre a doença. Como a empresa atua nas cinco regiões, onde o grau de infecção varia (em algumas cidades ainda há lockdown), as ações permanecem. Ela diz que os conteúdos não foram limitados aos clientes. "Teve filme nosso com mais de 3 milhões de visualizações".

 

Ações de marketing na pandemia

1. Quais os principais desafios trazidos pela crise do coronavírus para a área de marketing?

Empresas que estão usando seu negócio para atender as necessidades do mercado, sendo solidária neste momento e criando empatia com seus consumidores, ganharam mais prestígio e imagem no mercado.

2. Quais as principais oportunidades que este período de crise pode gerar para as empresas?

Devemos estar preparados com estratégias inteligentes para quando a vida voltar ao normal. Portanto, é importante se aproximar do seu cliente-alvo usando mídias digitais com maior intensidade. As pessoas em casa acessarão com mais intensidade e frequência a internet. Os hábitos dos consumidores dentro de casa trarão oportunidades para vários negócios como entregas de refeições, supermercados, farmácias, entre outros. Se alguns dos negócios existentes se reinventarem e atingirem seu consumidor em casa, eles sairão desta crise mais fortalecidos. Cursos podem ser dados de forma remota, personal trainers estão dando as suas aulas online, ou seja, cada um se reinventa para que seu negócio sobreviva neste momento

3. Como devem ser planejadas as ações de marketing nesse período?

Devemos estar nos canais onde nossos consumidores estão, acessando e mantendo nosso produto/serviço bem posicionado com frequência e sequência. Quem não usava o marketing digital para falar com seus clientes, hoje está repensando suas estratégias. Recebi estes dias, no meu Whatsapp, um serviço de entrega dos feirantes perto da minha casa.

4. Quais os principais aspectos que devem ser levados em consideração em ações de marketing digital neste momento?

Segundo a empresa de pesquisa Global WebIndex, com sede em Londres, o Brasil é o segundo país a usar mais tempo as mídias sociais entre 45 países Portanto, neste tempo de coronavírus, nosso país está ainda mais aberto e com tempo para usar as essas mídias. É uma ótima oportunidade para os profissionais de marketing inovarem em suas campanhas e conversarem com seu mercado-alvo. Vale usar as várias ferramentas para se comunicar com seus clientes. Se ele lê notícias nos portais, esteja no portal. Se assiste mais canal aberto, anuncie mais offline. Caso esteja no Facebook, esteja lá também. Planeje suas ações estratégicas usando os canais digitais. Você terá boas surpresas com o resultado.

Fonte: Silvia Sfeir,
professora do Insper

O que você achou desse conteúdo?