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Nordestinos em evidência: marcas apostam em figuras conhecidas para conquistar público
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Nordestinos em evidência: marcas apostam em figuras conhecidas para conquistar público

Gil e Juliette são os exemplos mais claros de como as marcas buscam associação com figuras do Nordeste sem tentar descaracterizá-los
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Juliette Freire e cerveja Bohemia. (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Juliette Freire e cerveja Bohemia.

A forma como as marcas se comunicam com seus clientes é um passo primordial entre conseguir a fidelização ou não. Preparar uma estratégia que atraia e engaje é o objetivo e, com foco no Nordeste, muitas empresas têm buscado falar através de personalidades que detém um engajamento estabelecido com a Região, desde a naturalidade, até mesmo com os laços culturais de sotaques, por exemplo.

Na análise do professor de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC), Chico Neto, o atual mercado exige que suas necessidades sejam atendidas de forma específicas e a forma como se direciona a comunicação faz parte deste processo. Para o Nordeste, o ideal é que as marcas realmente invistam em personalidades que tenham o poder de conversar com a audiência de forma mais natural.

"Com o aumento das possibilidades de direcionar os anúncios publicitários para mercados cada vez mais segmentados — que também exigem mensagens mais específicas para o seu perfil e seus interesses — vemos surgir propagandas que trazem personagens e roteiros mais próximos da cultura cearense e nordestina", observa.

Gil do Vigor é o rosto do Grupo Boticário no Nordeste.
Gil do Vigor é o rosto do Grupo Boticário no Nordeste. (Foto: Divulgação)

Exemplo desse movimento é o Grupo Boticário ao contratar o economista Gilberto Nogueira Jr, que ficou conhecido pelo seu carisma num reality show e espalhou o nome Gil do Vigor na opinião pública. Hoje, a marca utiliza a imagem do pernambucano para estreitar sua relação com a Região.

A empresa explica que respeitar o sotaque e a cultura regional, estabelecendo vínculos mais profundos foi um dos objetivos dessa parceria. O contrato inicial da marca com o ex-BBB é de um ano e estabelece que ele estrele campanhas de comunicação e ações especiais com foco no Nordeste, como o São João, além de produtos exclusivos desenvolvidos especialmente para o público nordestino.

"Além de trazer verdade aos temas de diversidade e se aproximar de forma genuína do consumidor nordestino, vemos em Gil uma forma de influência positiva e construtiva. Acreditamos que ele vem para somar em tudo que acreditamos, construindo uma relação duradoura", conta Renata Gomide, diretora de Comunicação do Grupo Boticário.

A Ambev, por meio da sua marca Bohemia, lançou iniciativa similar. Essa, porém, a ser veiculada em todo País. Campeã do BBB 2021, Juliette Freire é a porta-voz de Cultura e Tradições da Bohemia. E a ideia da marca é utilizar essa figura, tão identificada com o Nordeste, sem restrições ou adaptações, expondo para o País inteiro.

Tetê Chaves, gerente de Estratégia de Marketing de Bohemia, destaca que, junto com Juliette, a marca tem interesse em enaltecer a cultura de todas as regiões do Brasil, mostrando mais essa história e aprendizados como bases para trilhar novos caminhos.

"Nossa porta-voz de cultura e tradição é uma pessoa única e conquistou o Brasil inteiro com sua autenticidade, sempre mostrando sua essência e as histórias e tradições que moveram sua vida. E olhar para algumas tradições como parte importante da nossa identidade é justamente o que temos feito em Bohemia, valorizando o que temos de bom e usando para inspirar novas histórias", afirma.

Para Tadeu Feitosa, professor de Cultura e Mídia e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC), esse movimento demonstram um novo contexto midiático, em que vozes e expressões de cada povo tem um alcance maior. Ainda ressalta o papel de Juliette como um capital cultural valioso, não apenas limitado ao sotaque.

"Há muitas manifestações das pessoas que dizem representar o Nordeste, de postura ou sotaques, soam como novidades, pois a Região sempre foi uma espécie de espectro sombrio, sem visibilidade. Pois a mídia mantinha os holofotes para o Sudeste. Agora temos novas expressões sobre o Norte, o Centro Oeste e o Sul", afirma.

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