Logo O POVO+
Zelensky critica Otan por não impor exclusão aérea
Mundo

Zelensky critica Otan por não impor exclusão aérea

Ucrânia.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Presidente Volodymyr Zelensky conversou com Lula (Foto: Sergei SUPINSKY/AFP)
Foto: Sergei SUPINSKY/AFP Presidente Volodymyr Zelensky conversou com Lula

O presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, criticou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) por se recusar a impor uma zona de exclusão aérea sobre o país.

"Todas as pessoas que morrerem deste dia em diante também morrerão por sua causa, por sua fraqueza, por sua falta de unidade", disse ele na noite de sexta-feira, 4. "A aliança deu luz verde ao bombardeio de cidades e vilas ucranianas ao se recusar a criar uma zona de exclusão aérea", afirmou.

A Otan se recusou ontem a impor uma zona de exclusão aérea, alertando que isso poderia provocar uma guerra generalizada na Europa com a Rússia com armas nucleares. "Tudo o que a aliança conseguiu fazer hoje foi passar pelo seu sistema de compras 50 toneladas de óleo diesel para a Ucrânia. Talvez para podermos queimar o Memorando de Budapeste", disse Zelensky, referindo-se às garantias de segurança de 1994 dadas à Ucrânia em troca da retirada de suas armas nucleares da era soviética.

"Vocês não poderão nos pagar com litros de combustível pelos litros do nosso sangue derramados pela nossa Europa comum", afirmou, dizendo que os ucranianos continuarão resistindo e que já destruíram os planos da Rússia para uma invasão relâmpago "tendo suportado nove dias de escuridão e maldade". "A história da Europa se lembrará disso para sempre", acrescentou.

 

O que você achou desse conteúdo?