Logo O POVO+
Onélia Santana: Evitar o desperdício para combater a fome
Opinião

Onélia Santana: Evitar o desperdício para combater a fome

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Onélia Santana
Psicopedagoga, primeira-dama do Ceará e doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (SP) (Foto: NICOLAS GONDIM)
Foto: NICOLAS GONDIM Onélia Santana Psicopedagoga, primeira-dama do Ceará e doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (SP)

A fome no mundo ainda é uma realidade latente em vários países. O último relatório "O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo", divulgado em 2018 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), revelou que pelo menos 5 milhões de pessoas no Brasil, ou 2,5% da população, estão em grave situação alimentar. O Nordeste brasileiro é a região que mais sofre com o problema, mesmo com os avanços econômicos e sociais do País nos últimos anos.

Com a implantação do Programa Mais Infância Ceará, em 2015, uma série de investimentos vêm sendo realizados para minimizar essa problemática no Estado, como a implantação da transferência de renda do Cartão Mais Infância, que beneficia cerca de 50 mil famílias em vulnerabilidade social; o Programa Mais Nutrição, que até junho do próximo ano vai atender 16.068 crianças em 91 entidades; e as mais de 1 milhão e meio de visitas domiciliares, que auxiliam as famílias no acesso à rede de políticas públicas, através do Programa de Desenvolvimento Infantil (Padin) e Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz.

No Programa Mais Nutrição, em pouco mais de um mês, mais de 4,3 mil crianças de 30 entidades dos municípios de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú já receberam mais de 50 toneladas de alimentos, por meio do repasse feito de excedentes que se encontram em condições adequadas para o consumo. Parceiros da ação, como o Grupo M. Dias Branco, lojistas e permissionários da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), contribuem diariamente com a iniciativa realizando doações.

Desde a seleção, higienização e armazenamento dos alimentos, o cuidado com a manipulação feita pelos profissionais é fundamental para a qualidade da oferta. Além da distribuição "In Natura", a fábrica produz polpas e sopas para distribuição em organizações da sociedade civil credenciadas. Hoje, o Mais Nutrição é uma realidade e auxilia milhares de pessoas, garantindo a segurança alimentar, evitando o desperdício e combatendo a fome. 

 

O que você achou desse conteúdo?