Logo O POVO+
Antônio Henrique: Cada criança é importante
Opinião

Antônio Henrique: Cada criança é importante

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Antônio Henrique
Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza
 (Foto: André Lima)
Foto: André Lima Antônio Henrique Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza

A exploração sexual é uma dura realidade que, ainda hoje, produz números alarmantes em todo o País. Em Fortaleza, infelizmente, não é diferente. Ainda carrego a indignação dos relatos que ouvi em 2011, quando presidi a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal sobre o tema e sei que o Poder Legislativo não pode ficar de braços cruzados frente à escalada de um crime que provoca alterações profundas no futuro das nossas crianças e adolescentes, desestruturando famílias inteiras.

Desde que assumi a Presidência da Casa, tenho me empenhado ainda mais na realização de ações que levem esse debate para a sociedade. No primeiro semestre, criamos o selo Amigo da Criança e do Adolescente, em parceria com a sociedade civil, marcando o comprometimento de empresas e entidades no enfrentamento e no repúdio a esta prática, incentivando denúncias e inibindo novos crimes. Com isso, conseguimos a adesão de dezenas de empresários, comerciantes, taxistas e outros profissionais que se transformaram em vigilantes e defensores da primeira infância.

Agora, no mês das crianças, iniciamos o curso Infância Protegida em parceria com a Fundação Demócrito Rocha e a Universidade Aberta do Nordeste (Uane) para capacitar professores, líderes comunitários, profissionais da saúde e diversos atores sociais, convertendo-os em verdadeiros agentes de prevenção e enfrentamento das diferentes formas de violência sexual.

O curso na modalidade de Ensino a Distância (EAD), cujos fascículos passam a circular hoje no O POVO, começou com a importante participação de 18 mil inscritos, o que demonstra que há interesse social em preservar o bem-estar das nossas crianças e adolescentes. Nosso dever é estimular discussões e criar ferramentas eficazes para enfrentar essa grave realidade. Por isso, não me acovardo.

É preciso zelar pelo futuro dos nossos pequenos e, em razão disso, reforço o compromisso da Câmara Municipal de Fortaleza com mais essa causa. Cada vida vale, cada criança é importante e se ao final disso tudo, uma única história tenha um final diferente, tudo terá valido a pena. 

O que você achou desse conteúdo?