Logo O POVO+
Sofia Lerche Vieira: Educação e sociedade do conhecimento
Opinião

Sofia Lerche Vieira: Educação e sociedade do conhecimento

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sofia Lerche Vieira
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uece e consultora da FGV-RJ
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Sofia Lerche Vieira Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uece e consultora da FGV-RJ

Recente debate da rádio FM Universitária da UFC (19/10) abordou a questão da sociedade do conhecimento. O tema é instigante, e não caberia em poucas linhas, sobretudo considerando os ataques que vem sendo perpetrados pelo governo federal à Ciência no Brasil. O que poderíamos dizer sobre o tema e o papel da educação nesse contexto?

O termo sociedade do conhecimento não é novo. Tem sido utilizado há mais de uma década para referir-se à substituição de uma economia baseada sobretudo no capital e no trabalho por outra impulsionada pelo domínio do saber nos mais diversos campos, aí incluindo a ciência, a tecnologia e a educação. Sob tais circunstâncias o conhecimento passa a ser a principal moeda de troca que movimenta um mundo conectado pela circulação das informações em tempo real.

Quanto maior o capital traduzido em conhecimento, maiores as possibilidades de soluções para problemas com os quais a sociedade se defronta. Se o conhecimento circula em rede e está disponível online, o papel da educação formal assume outra natureza. Em vez da mera transmissão do conhecimento, passa a exigir-se da escola e do professor uma ação de mediação entre o acervo de informações disponíveis e os saberes necessários à inserção em um mundo complexo e em permanente estado de mudança. O conhecimento de ontem é substituído pelo de hoje. Amanhã, quem sabe?

Preparar crianças e jovens para um futuro que começa agora requer habilidades ímpares de todos os envolvidos com o ato educativo - não apenas a escola, mas também a família e outras agências que interagem no processo de formação humana. Por parte dos aprendizes, é preciso ter desenvoltura em habilidades que foram bem sintetizadas em estudo coordenado por Jacques Delors e que resultou na publicação Educação: um Tesouro a Descobrir. Estes se referem à capacidade de aprender a conhecer, aprender a conviver e aprender a ser. A educação neste contexto é, ao mesmo tempo, instrumento de navegação e mapa de um mundo complexo. Esta tarefa não é trivial e requer um esforço sem precedentes no qual a Ciência tem papel decisivo. 

O que você achou desse conteúdo?