Logo O POVO+
Paulo André Holanda: Somos capazes de transformar vidas
Opinião

Paulo André Holanda: Somos capazes de transformar vidas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Paulo André Holanda
Diretor-regional do Senai-Ceará
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Paulo André Holanda Diretor-regional do Senai-Ceará

Em dezembro de 2019, quatro mil internos do sistema penitenciário do Ceará foram certificados em cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai/CE). As capacitações foram realizadas dentro de 14 unidades prisionais do Estado em diversos segmentos industriais, como marcenaria, manutenção de edificações, técnicas de pinturas de obras, instalação elétrica predial, instalação hidráulica, mecânica de ciclo otto e motocicletas, serralheiro de metais, corte e costura em tecido plano, entre outros.

Esse projeto, chamado de "Sou Capaz", é resultado de uma parceria firmada entre o Senai/CE e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Governo do Ceará e tem como objetivo geral a reinserção na sociedade de pessoas privadas de liberdade por meio da qualificação profissional em segmentos industriais.

Entre os inúmeros benefícios que políticas de ressocialização como essa trazem, destaco a viabilidade que o industrial cearense tem, agora, de cumprir a Lei Estadual nº 15.854 de 2015, que dispõe sobre a reserva de vagas de empregos referentes a contratos com o Estado do Ceará, aplicando-se aos presos em regime semiaberto, aberto, em livramento condicional e egressos do sistema prisional do estado do Ceará com formação profissional.

Importante também sublinhar que o olhar atencioso para a questão é bem mais amplo, contemplando ainda a instalação de indústrias nas dependências das penitenciárias por meio de benefícios como isenções fiscais e outros estabelecidos pelo Governo do Estado.

Aproveito para agradecer ao secretário Mauro Albuquerque, à coordenadora de inclusão social do preso e do egresso, Cristiane Gadelha, e aos notáveis instrutores do Senai/CE pelo empenho para que pudéssemos realizar mais pelo apenado, pela indústria e pela sociedade.

Para 2020, sob a liderança e entusiasmo do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, e sua diretoria, o Senai/CE ampliará sua atuação e criará um projeto para os egressos do sistema penitenciário de estímulo ao empreendedorismo industrial com a parceria do Sebrae/CE, IEL/CE e o Poder Judiciário estadual.

A Fiec unida, o Senai forte, a indústria produtiva, o Governo eficaz e a sociedade saudável, com apenados ressocializados, são exemplos de que juntos somos capazes de transformar vidas. 

 

O que você achou desse conteúdo?