Logo O POVO+
Rodrigo Astolfi: UFC: pesquisa no combate ao coronavírus
Opinião

Rodrigo Astolfi: UFC: pesquisa no combate ao coronavírus

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rodrigo Astolfi
Médico ortopedista e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC)
 (Foto: Eduardo Abreu/Divulgação)
Foto: Eduardo Abreu/Divulgação Rodrigo Astolfi Médico ortopedista e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pesquisas de alto impacto são, em sua maioria, feitas em poucos centros mundiais e seus resultados são vendidos para o mundo. No combate à Covid-19 estamos nas mãos das universidades públicas brasileiras. Apesar da falta de estrutura, essas instituições ainda concentram excelente material humano e é com isso que muito tem sido feito dentro da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o combate à pandemia.

Dentre os projetos realizados na UFC, além de pesquisas epidemiológicas sobre a característica de contágio na nossa região e de opções terapêuticas para a doença, ganhou destaque um capacete de auxílio na ventilação mecânica chamado Elmo, criado na universidade e que consegue reduzir o tempo de internação do paciente. Ele está próximo de ser distribuído para hospitais públicos.

No Departamento de Ortopedia da UFC em parceria com o IFCE vem sendo desenvolvido um software de inteligência artificial para análise do uso de máscara, lavagem das mãos e todas as medidas necessárias para o retorno da quarentena. O software analisa as imagens de câmeras de segurança comuns e, por isso, pode ser utilizado em qualquer estabelecimento ou espaço público. Além da função educativa ao comunicar o funcionário quando este comete um ato não-sanitário, ainda consegue gerar uma certificação matemática de boas práticas para que o estabelecimento continue com portas abertas. A expectativa é que o software esteja disponível no Ceará dentro de um mês.

Projetos como esses também estão sendo feitos em outros locais do mundo e demorariam meses ou anos para chegarem ao Brasil. Neste momento, fica ainda mais nítida a necessidade de priorizar e financiar a pesquisa brasileira. Este investimento é fundamental para nos retirar de situações difíceis como a que estamos vivenciando. 

 

O que você achou desse conteúdo?