Logo O POVO+
Élder Ximenes: Os bons fins e os meios maus
Opinião

Élder Ximenes: Os bons fins e os meios maus

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Élder Ximenes
Promotor de Justiça
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Élder Ximenes Promotor de Justiça

A filosofia ensina o melhor-viver e desafia ao bem-pensar. Mas, diz o Eclesiastes: aumentar o saber acresce o sofrer - o que é melhor do que a ignorância dos povos manipulados. Aristóteles mostrou que toda ação humana visa a um bem, ou seja, um objetivo. Kant ensinou a agir de maneira que, se todos igual fizerem, resulte um bem geral. Isto funciona! Praticando diálogo e respeito, o mundo resulta pacífico e solidário. Praticando ódio e cizânia todos, tudo acaba.

O mesmo objetivo pode ser buscado por bons e maus. Os meios utilizados é que dirão quem é quem. Os nazifascistas desejavam um mundo próspero e ordeiro - eliminando todos os que não concordavam com a superioridade ariana. Resultado: 85 milhões de mortos, contando nossos 459 mártires-pracinhas (com 12 mil feridos). Pense bem no que deseja e, especialmente, como deseja.

Ano eleitoral num mundo de pós-verdade. As redes sociais questionam obviedades científicas e fatos históricos. Neste vale-tudo, o pânico pandêmico é fértil pântano para péssimas escolhas - mesmo semeando boas intenções. Contra quase todo ato administrativo o Ministério Público recebe, por dia, inúmeras denúncias: fundadas ou não; originais e repetidas. Fiscalizar gastos é um dos meios para "uma sociedade livre, justa e solidária", visando à "dignidade da pessoa humana" (Constituição, artigos 3º e 1º). Para isto, trabalhamos em sinergia inédita com grandes parceiros: TCE, CGU, MPF e TCU e cobramos cada vez mais transparência. Agimos todos com o bom-senso de garantir políticas públicas salvando vidas. Isto continuará; a pandemia, não.

Confira nossos portais. Cada reclamação é encaminhada, mesmo com algumas investigações nascendo com 5.000 páginas (com especificações técnicas e alguns preços descontrolados no mercado internacional). Não é como correr atrás do ladrão de celular! Os meios usados para punir devem respeitar garantias processuais e a presunção de inocência - que protegem também você, amigo leitor. Para isto precisamos de firmeza e prudência - incompatíveis com a pressa e o escândalo da vida virtual. Os resultados virão. 

 

O que você achou desse conteúdo?